TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Organizações

Ensaios: Psicologia Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  3.322 Palavras (14 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE

ATIVIDADE:

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

RESUMOS 1, 2 E QUESTIONÁRIO

1 - RESUMO

Psicologia Aplicada à Administração: 5 edição/1995, Agostinho Minicucci

A Psicologia é uma ciência jovem, nasceu de uma ciência-mae, a Filosofia, que deu origem a muitas outras ciências, como a Sociologia e a Matemática. O estudo da psicologia nasceu no século XIX através da chamada psicologia experimental, com seu fundador Wundt chamado do pai da psicologia, criou o primeiro laboratório para estudos, o laboratório chamava-se Instituto de Psicologia Experimental.

Na Inglaterra fizeram pesquisas em psicologia baseadas nas chamadas teorias da evolução do homem, que foram realizadas por Charles Darwin.

A teoria de Darwin, na qual estabelece que o homem é uma evolução doas espécies, e os serem vivos se adaptam conforme suas necessidades, a exemplo da girafa que tem o pescoço comprido para adaptar-se melhor à situação de comer brotos das pontas das árvores.

Quando a Psicologia se tornou ciência, três sistemas principais ou escolas surgiram:

1) O behaviorismo ou teoria do estimulo e resposta (S-R)

2) A psicologia da Gestalt e a teoria de campo

3) Psicanalise

BEHAVORISMO: De acordo com essa teoria os comportamentos dos indivíduos devem ser observados e medidos. Desenvolveu na Psicologia dos dias de hoje o estudo do estímulo (S) e da resposta (R), um evento psicológico começa com um estimulo e termina com uma resposta.

GESTALT: Gestalt estudou a organização do processo mental, isso pode ser representado por figuras, ambientes, situações que ora se tornam elementos principais ou plano de fundo, segundo os psicólogos de Gestalt nossa experiência depende dos modelos (estruturas) que os estímulos despertam na organização da nossa experiência.

Um dos conceitos fundamentais da psicanalise: no estudo da psicanalise, há alguns conceitos que são fundamentais. São eles: principio do determinismo psíquico, principio da transferência afetiva; principio de repressão ou censura; principio da divisão da personalidade; principio de autocomposição.

Principio do determinismo psíquico: se você analisa um comportamento, acaba verificando que ele tem uma intenção e é motivado por um impulso.

Principio da transferência efetiva: um deslocamento em virtude do qual um objeto qualquer ou fato neutro adquire uma força atrativa ou repulsiva suficiente para determinar um comportamento.

Principio de repressão ou censura: você acaba esquecendo algo que não poderia esquecer, isso não é devido a falhas de memória, mas é o resultado de uma força inibitória que mantém afastados da consciência os conteúdos psíquicos que se tornam desagradáveis.

Principio da Divisão da Personalidade: a nossa personalidade está dividida em três grupos de força: Id, Ego e Superego.

ID: O Id refere-se às forças que provém da camada mais profunda de nossa personalidade. São forças primárias ou os impulsos chamados instintivos.

EGO: O EGO serve de intermediário entre o Id (os instintos) e o mundo exterior, freando, controlando o comportamento. O Ego protege a pessoa dos perigos criando o medo, orienta-se por uma fria moral autoritária e por uma razão lógica.

SUPEREGO: (eu superior), é o representante da sociedade dentro de nós. As pessoas que desenvolvem demasiadamente o Superego são angustiadas, indecisas. Possuem um exagerado sentimento de responsabilidade.

Principio de Autocomposição: cada força procura orientar o indivíduo para um caminho distinto e isso pode ocasionar o chamado conflito, que perturba a pessoa e leva à ansiedade.

Mecanismos de defesa: Sublimação, Catitimia, Projeção, Racionalização, Holotomia.

Psicologia social: os problemas mais tensionantes que o homem enfrenta hoje relacionam-se menos com a sobrevivência biológica e mais com as dificuldades sociais. Dai a importância dos estudos de psicologia, é ela um ramo da psicologia que se ocupa do confronto entre a interação social e o comportamento das pessoas, vale salientar que o perfil de cada ser pode estar relacionado com a forma que foi educado, a convivência com grupos familiares, amigos e colegas de trabalho, o que ele vê assiste ou é tratado, ações de repressão ou ações de bondades esta atrelado a convivência do individuo no dia a dia.

2 - RESUMO

O Psicólogo nas Organizações de Trabalho: 1ª Edição/2002, José Carlos Zanelli

Situação formação e das atividades de trabalho.

Características e objetivo

Reavaliar e propor transformações para que se tente um passo além das denuncias constitui uma responsabilidade ética e política e uma inevitável exposição às criticas, às concordâncias e às discordâncias. Representa também uma tentativa de prestação de contas sociedade, sociedade que investe para a geração de um profissional descontente com seu próprio papel.

Em pesquisas realizadas com psicólogos do Distrito Federal, utilizando uma escala de suficiência contendo cinco pontos, encontraram 32,4% dos pesquisados que “julgaram seu curso como bastante ou totalmente insuficiente”. A partir da má formação, compromete-se a profissão como um todo. É preciso criar condições de sistematização a partir dos problemas existentes e do que já se conhece a respeito deles. O uso do conceito de necessidades foi à via encontrada para chegar a analise do problema de precariedade da formação do psicólogo organizacional e de suas implicações nas atividades de trabalho. O procedimento empregado na pesquisa dividiu-se em duas fases, 1- coleta e estruturação dos conteúdos verbais, 2- sistematização dos conteúdos verbais em conjunto temáticos e estabelecimento das inter-relações entre os conteúdos.

Os problemas organizacionais demandam a presença do psicólogo que saiba lançarmão dos conhecimentos acumulados pela psicologia em um contexto social complexo e interdisciplinar. Adota-se a perspectiva da própria psicologia organizacional para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com