TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Organizações

Casos: Psicologia Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

Essa avaliação a distância será feita em três etapas. O objetivo é que você possa colocar em prática o que foi estudado na unidade de aprendizagem Psicologia nas Organizações, relacionando a realidade com a teoria.

1) Crie um questionário envolvendo os seguintes temas:

• Psicologia

• Organizações

• Liderança

• Motivação

Esses conceitos foram contemplados nos quatro tópicos da unidade de aprendizagem. Vale formular questões amplas e objetivas, para que as respostas não sejam indutivas. O objetivo do questionário é saber como as pessoas “vivenciam” esses temas em suas realidades, ou seja, elabore questões que digam respeito à realidade. O questionário deve ter, no mínimo, cinco questões abertas/discursivas (não devem constar questões de assinalar), além de dados de identificação do entrevistado (nome fictício, sexo, idade, local onde trabalha). (3,0 pontos)

Para saber mais sobre questões abertas ou a maneira de construir um bom questionário, acesse: <http://www.comunicarmelhor.org>.

2) Aplique este questionário. Entreviste três pessoas que trabalhem ou já trabalharam em uma organização. Caso não lembre sobre o que são organizações, volte ao material didático e reveja este conceito. Você deverá escrever/registrar as respostas dos entrevistados, usando as mesmas palavras ditas por eles. (3,0 pontos)

3) Criado o questionário e entrevistadas as pessoas, agora é possível fazer uma análise das respostas. Escreva um texto de aproximadamente 15 linhas comparando as respostas obtidas na aplicação do questionário – ou seja, como os temas Psicologia, Organizações, Liderança e Motivação são “vividos” pelos entrevistados – com a teoria estudada. Não se esqueça de referenciar as fontes utilizadas, no caso de citações. Para saber mais sobre isso, acesse <http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.3>. (4,0 pontos)

1) Questionário:

Responda as perguntas abaixo, baseando-se na sua vivência profissional diária:

Identificação:

Nome:

Idade:

Sexo:

Local de trabalho:

a) A psicologia procura compreender o comportamento humano. Você considera que a psicologia é algo que faz parte do seu dia a dia, no desempenho de suas funções?

b) Sabendo que a psicologia nas organizações é destinada a compreensão dos comportamentos manifestados dentro de um ambiente organizacional, de que maneira você entende que a psicologia organizacional pode contribuir para eficácia dos serviços prestados pelo seu setor?

c) Para você, qual a importância que um líder possui no desenvolvimento da motivação da sua equipe de trabalho?

d) Na sua organização, a liderança é fator fundamental para que as equipe atinjam os objetivos e metas com eficiência?

e) Quais os fatores que causam maior impacto motivacional na sua equipe?

2) Resposta entrevistado 1:

Nome fictício: Ana

Idade: 32 anos

Sexo: feminino

Local de trabalho: Unisul

a) Sim. Minha equipe de trabalho é composta por 15 pessoas e cada pessoa possui uma maneira própria de viver e trabalhar. Para que o convívio seja pacifico é importante que entendamos o comportamento de cada um, respeitando as diferenças. Sem esse respeito, não é possível desempenhar as funções de maneira adequada, pois trabalhamos em equipe e um precisa do outro para fazer um bom trabalho.

b) Dentro da organização existem vários setores e cada setor possui uma característica própria. Para que o setor possa atingir as metas e objetivos é necessário que se compreenda os comportamentos encontrados nele, pois são as pessoas que trabalham no setor que trazem os resultados. Entendo que é importante que a organização conheça o comportamento de seus colaboradores a fim de oferecer as condições necessárias para o desempenho das funções.

c) O líder faz toda a diferença no que se refere a questão motivacional. Com um líder que respeita as diferenças, confia no trabalho das pessoas, sabe ouvir, delegar as atividades e reconhece quando um trabalho é bem feito, motiva a equipe a continuar trabalhando junto e a se dedicar para que sempre seja feito o melhor possível. Sem essa figura, com a rotina e pressão do dia a dia, certamente a motivação não seria a mesma.

d) Sim. A organização possui muitos setores e colaboradores e a liderança é fundamental para que os objetivos sejam alcançados.

e) Os fatores positivos são: a valorização do trabalho, a flexibilidade de horário, os benefícios como bolsa de estudos e plano de saúde. Além disso, o bom relacionamento com os colegas de trabalho. Os fatores negativos são: a pressão para cumprir prazos e metas e o volume de trabalho.

Resposta entrevistado 2:

Nome fictício: João

Idade: 30 anos

Sexo: masculino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com