TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Organizações

Monografias: Psicologia Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo: Psicologia Contábil

26/01/2004 00:00

Com as constantes mudanças ocorridas com o passar dos anos no mundo dos "business", destacamos como uma das maiores, ou seja, aquela que mudou definitivamente a vida do Indivíduo Empresário e Gestor; a alta tecnologia aplicada à informação.

Logicamente podemos apontar inúmeros pontos positivos e altamente de sucesso, assim como ocorrências tais quais, não foram tão significativas na vida do ser executor da mão-de-obra bruta.

Quem não lembra do método "arcaico contábil", denominado "slipagem". Muitas empresas utilizavam este método, algumas ainda o utilizam hoje mesmo que ultrapassado no mercado atual. A tecnologia chegou para desbancar canetas, papel, aglomerados de formulários e também antigos guarda-livros. Profissionais que passavam durante período integral de serviço transcrevendo valores para papéis, perderam posto no mercado. A evolução fez com que facilidades fossem lançadas e empregos, por falta de preparo, perdidos. O avanço tecnológico trouxe maior escassez de oportunidades, ou seja, trazendo-nos uma maior exigibilidade da qualificação na mão-de-obra.

Surgiram novos postos no mercado, imprescindívelmente com uma alta exigibilidade intelectual e dentro destes novos postos o contador ganhou espaço muito importante no ciclo empresarial. Apesar disso ainda vê-se muito a existência de profissionais na área retraídos, que acham que sua convivência é possível somente com máquinas, com papéis; são indivíduos que possuem comportamentos de forte resistência a mudanças e inovações.

É necessário que haja uma maior empregabilidade da Psicologia nos cursos de Ciências Contábeis. Números não são tudo e sim a compreensão e interpretação na Ciência Contábil por aqueles que a executam.

A Contabilidade de hoje desenvolve atividades sempre visando o maior conforto e saúde para a vida empresarial, assim como: analisar a área de custo, a área gerencial, ou seja, sempre mantendo o enfoque em lucratividade e controle para a empresa.

Baseado nesta realidade, chegamos a crer que a contabilidade é somente a expressão de números e de cifrões, quando na verdade para chegarmos a qualquer tipo de resultado, deveremos primeiro manter um contato direto com o ser humano, com o cliente principalmente, ou seja, como exigir um extrato bancário por exemplo, ou discutir sobre o resultado final de um demonstrativo, tudo envolverá comunicação, entendimento.

O contador do novo milênio tem que estar preparado para este tipo de comunicação mercantil, preparar-se psicologicamente para enfrentá-lo sem medo.

Não fala-se muito do Contador na área de Recursos Humanos, e sim, mais na área Fiscal, Contábil e tecnicamente no Departamento Pessoal, talvez pela falta de uma psicologia aplicada com maior rigor em sua fase de preparação.

O principal enfoque deste trabalho será demonstrar que o Contador do novo milênio deverá estar preparado para enfrentar um setor de Departamento Pessoal assim como o de Recursos Humanos de uma empresa, para administrar o fator psicológico de seus colaboradores e não deixando somente a cargo de "administradores" o desenvolver deste segmento, demonstrar que a profissão vai além daquilo que já existe, desenvolver e demonstrar que tem a capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com