TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia, Organizações e Trabalho II Professor Carlos Victor Aderaldo

Por:   •  13/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Treinamento e Desenvolvimento AV3

Psicologia, Organizações e Trabalho II Professor Carlos Victor Aderaldo

Marilene Santana de Albuquerque - 1522377 Jaqueline Vieira Ribeiro – 1622088

  1. Introdução

O seguinte trabalho tem como objetivo realizar planejamento de Treinamento e Desenvolvimento para o setor de Consultoria Interna (Business Partner), afim de desenvolver melhores práticas de contatação de stakeholders a respeito de melhores soluções para os problemas encontrados.

  1. Fundamentação teórica

“Em se tratando de treinamento, este faz frente à capacidade do colaborador em executar as atividades previamente definidas pelos gestores; por outro lado, o desenvolvimento refere-se à tríade do conhecimento, habilidades e atitudes do funcionário, que, juntamente com seus valores éticos, o tornarão apto a desempenhar seu ofício da forma mais primorosa possível com nível ascendente de sofisticação.”(Marchi, Souza e Carvalho, 2013).

Pode-se citar como exemplo de finalidades do treinamento e desenvolvimento de pessoas a adequação das pessoas à cultura organizacional, mudanças de atitudes que não agregam valor, desenvolvimento de habilidades para adaptação a modernização e evolução na organização, preparação para possíveis remanejamentos e promoções, além de reduzir custos empresariais. Neste sistema, é notável que as pessoas se sintam mais satisfeitas com a empresa, percebam maior qualidade de vida no trabalho e aproveitamento de tempo. Assim, além de proporcionar a retenção de bons profissionais e resultados positivos para ambas as partes, o T&D possibilita que o profissional tenha interesse em contribuir melhor com os objetivos organizacionais, além de corrigir possíveis dificuldades e experiências dos empregados em relação aos cargos ocupados.

É importante que o treinamento e desenvolvimento leve em consideração a opinião dos gestores e dos trabalhadores, para que seja possível perceber suas dificuldades e transmitir a relevância do treinamento a ser desenvolvido na organização. Aplicar técnicas e ferramentas compatíveis com o solicitado / percebido pela organização, com o devido embasamento teórico, são os principais diferenciais e aspectos fundamentais no desenvolvimento de um bom processo de T&D, tanto em suas aplicação quanto em sua avaliação a longo e curto prazo.

Além da elaboração e planejamento, o treinamento e desenvolvimento de pessoas possui um momento de avaliação, no qual podem ser avaliados resultados imediatos e efeitos em longo prazo, conforme Kinkpatrik (1976) e Hamblin (1978). No tocante a respeito

dos resultados imediatos, podemos medir fatores de reação (utilidade, dificuldade e satisfação do curso) e Aprendizagem (aquisição de CHAs - conhecimentos, habilidades e atitudes). Sobre efeitos em longo prazo, é possível observar três níveis: comportamento no cargo (utilização dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos participantes do treinamento), organização (mudanças que podem ter ocorrido no funcionamento da organização na qual houve o treinamento) e valor final (alterações na produção ou nos serviços prestados pela organização, bem como benefícios sociais e econômicos).

  1. Planejamento do Treinamento e Desenvolvimento

  1. Título do treinamento: “Contatar com stakeholder: qual a melhor maneira de conversar sobre soluções de problemas?”
  2. Público Alvo: Business Partner (Consultores internos)
  3. Carga horária: 04 horas
  4. Objetivo: Aplicar estratégias de contatação de stakeholders sobre as melhores soluções para problemas.
  5. Conteúdo programático: O que é feedback e aplicações pela liderança; Tipos de feedback e suas técnicas; Parceria com a gestão.
  6. Metodologia: Palestra, disposição de estudo de caso, resolução em grupo, role play com o público.
  7. Síntese de planejamento:

DATA:

HORÁRIO

CONTEÚDO

METODOLOGIA

16/01/2023

13h - 13:30

Contatação de stakeholders: uma especialidade do Business Partner.

Palestra com exposição de slide com exemplo de atuação.

13:30 - 14:15

Formas de estabelecer contato: o business partner e a gestão de pessoas como parceiros.

Palestra expositiva com exemplos da atuação esperada

14:15 - 14:30

Intervalo

14:30 - 15:30

Estudo de caso.

Exposição de caso e roda de conversa para discussão do mesmo, apresentando uma situação difícil dentro da função de contatação com uma liderança.

15:30 - 17h

Roleplay com participantes.

Elaborar situações de simulação da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com