TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Professor Na Educação Infantil

Dissertações: O Trabalho Do Professor Na Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  1.598 Visualizações

Página 1 de 6

O TRABALHO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO

Falar em Educação Infantil é perceber relativamente à criança com que se vai trabalhar, é compreender que é nessa fase que a criança inicia suas primeiras descobertas e compreende sua participação no espaço social e na história. No passado, mais especificamente na era medieval as crianças eram adultas em miniaturas obrigadas a serviços pesados e às decisões precipitadas que mudariam suas vidas.

Sabe-se que não decorre tanto tempo que a criança do século XX deveria ser aquela que saia da Educação Infantil preparada cognitivamente para aprender e compreender todas as dificuldades e aprendizagem a elas apresentadas de forma sistemática do Ensino Fundamental e muitas vezes, as mesmas ficavam na abstinência das brincadeiras, esquecendo qual o verdadeiro significado de Infância.

No entanto, atualmente enfatiza-se que a criança da Educação Infantil necessita muito além saber ler e escrever com perfeição, mas aprender de forma unificada e prazerosa através do lúdico, dos valores e da própria aprendizagem cognitiva, aperfeiçoando e tomando como método de ensino a Pedagogia de Waldorf.

Por muito tempo os historiadores consideravam que a história das crianças não deveria ser estudada, ou seja, maximizava-se a importância do adulto e é só dele a última palavra, não se relevando a opinião da criança.No Brasil, com a LDBEN 5.692/71 definia que as crianças menores de 7 anos deverá ser educada em escolas, maternais e jardins de infância, uma vez que se necessitava das mães no mercado de trabalho. Em 1988 com a nova Constituição Federal dedicou ao Estado e à família o dever de educar as crianças sendo a estas um direito. Já em 1996 com a LDB 9.394 considerou-se a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica. Em 1998 o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil (RCNEI) prescreve a finalidade da educação de forma qualitativa em conjunto aos direitos de viver a infância de forma sadia e com liberdade, isto é, brincando, jogando, sonhando e imaginando. Reflete-se, portanto sobre o trabalho do professor na formação pessoal e social da criança através da convivência em grupos, mas sendo a mesma capaz de exercer e construir sua identidade e autonomia através da educação por meio das brincadeiras interligando-as.

O TRABALHO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O professor na Educação Infantil deve realizar o seu trabalho de forma que não se perca a essência da infância, ou seja, é possível instruir e ensinar uma criança quando ela está, por exemplo, participando de uma brincadeira se vê diante de regras e imposições que no entorno familiar implicará na tomada automática de decisões, sendo ela capaz de ser crítica e autêntica através da aprendizagem da sala de aula.

Em uma roda de conversas, por exemplo, é o espaço que a criança tem para expor suas ideias, seus pensamentos, suas decisões e sua identidade social. É nesse momento que sua oralidade será bem trabalhada de forma objetiva por meio da conversa de todas as crianças, desencadeando a desinibição. Cada criança irá se compreender indiretamente como um cidadão crítico, capaz de ouvir e ser ouvido, que refletirá na sua maturação após essa fase.

Para compreender como será o trabalho do professor na Educação Infantil deve-se conhecer o ambiente alfabetizador, que dever ser aquele em que todo seu entorno promova a aprendizagem: jogos, livros, brinquedos, cores, formas, números, fotografias, etc., contribuindo para aprendizagem lúdica por meio da curiosidade e do interesse. Não pode esquecer-se de falar sobre os métodos de alfabetização no qual o professor atribuirá o que melhor cabe aos seus alunos de forma significativa e objetiva seja ele fônico ou silábico visando à preparação do aluno.

O lúdico também deve ser conteúdo primordial na educação infantil através de jogos e brincadeiras que levam em consideração a realidade das crianças para que favoreça a aprendizagem de forma realista, ou seja, como elas vivem na sociedade. Quando se trabalha o lúdico englobam-se as relações interpessoais estimulando a ajuda mútua, ao cumprimento de regras, a valorização e o respeito ajudando as crianças a lidarem com frustrações e ansiedades futuras.

Ao final de seu trabalho, a cada etapa e/ou a todo o momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com