TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Orgazacional

Casos: Psicologia Orgazacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Como sabemos psicologia é uma ciência que estuda os processos comportamentais dos indivíduos. Sendo uma ciência ela é regida pelas leis do método científico, as quais regem outras ciências tais como: sociologia, antropologia, biologia, etnologia, filosofia e outras igualmente importantes que também objetivam entender o comportamento humano. Vários são os campos de estudo e atuação da psicologia as quais podemos destacar, dentre outras a psicologia social, a psicologia do trabalho, a psicologia esportiva, a psicologia forense, a psicologia hospitalar, a psicologia jurídica, a psicologia clínica e a psicologia organizacional.

Assim, a despeito de variáveis que podem ser observadas dentro do grupo como calor humano, tensão, equilíbrio, restrição, alegria, entre outras, há um clima organizacional que nada mais é que um fenômeno que ocorre na interação entre as pessoas e que influencia no relacionamento entre umas e outras.

Desenvolvimento

Uma organização é um conjunto dinâmico repleto de respostas e contradições. Do ponto de vista humano e estrutural pode ser definida como um complexo de elementos e de suas relações entre si, resultante e condicionante da ação de diferentes pessoas escalonadas em diversos níveis de decisão no desempenho de suas funções. Neste contexto cabe salientar que as pessoas que formam a organização são diferentes, pensam e agem de formas diferentes, além de ser imprevisíveis, isto ocorre em função de variáveis tanto internas quanto externas que influenciam no comportamento das pessoas quer seja dentro das organizações, quanto fora delas. Diante disto percebe-se a necessidade dos profissionais que atuam nas organizações de compreenderem as idiossincrasias de cada indivíduo, com suas necessidades, percepções, aspirações, objetivos, crenças e vários outros valores da personalidade humana que acabam por enriquecer um comportamento organizacional, dentre as variáveis temos:

MOTIVAÇÃO

Podemos definir motivação como um conjunto de fatores que impulsiona o indivíduo no sentido de alcançar uma meta. Assim, necessidades, valores, comportamentos e objetivos são conceitos intimamente ligados que compõem o sistema da motivação humana.

Destas entendemos como possíveis de serem utilizadas a Teoria das Necessidades e a Teoria do Estabelecimento de Metas.

ESTRESSE

Segundo dicionário de Aurélio estresse é “o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras capazes de perturbar a homeostase”. Ou seja, o equilíbrio.

Portanto, podemos considerar o estresse como uma ocorrência física ou psicológica que submete o organismo a uma nova situação pela qual terá o indivíduo que lutar e adaptar-se e em conseqüência superar.

Analisando o ambiente organizacional podemos identificar três potenciais fatores que levam ao estresse no trabalho, sendo eles ambientais, organizacionais e individuais.

O fator ambiental está relacionado diretamente ao ambiente em que se acha inserida a organização e envolve incertezas econômicas, políticas, tecnológicas e até mesmo terrorismo.

O fator organizacional relaciona-se a estrutura organizacional, a sobrecarga de trabalho, ao exercício de funções complexas, a má qualidade nas relações interpessoais, a ambigüidade das lideranças, as questões salariais, a incerteza quanto ao futuro da organização, dentre outras.

O fator individual depende de cada indivíduo, sendo que seus sintomas podem ser físicos, psicológicos ou comportamentais, portanto, é comum em um grupo de indivíduos, alguns estarem mais estressados que os outros apesar de serem submetidas aos mesmos fatores.

LIDERANÇA

A liderança constitui um fenômeno relacional ou interpessoal não um atributo da personalidade individual. O conceito de líder constitui, portanto, uma construção teórica, uma abstração da realidade social, dinâmica e específica a um contexto situacional e histórico particular (MATTOS, 1991, p. 46).

Existem diversas formas de ver a liderança, porém, nas empresas ela pode ser vista tanto nas relações informais, quanto nas relações formais entre os participantes, contudo, independente da forma que se analisa a liderança o certo é que o líder tem habilidade de conduzir as outras pessoas de forma natural.

Para que um líder seja eficaz ele tem que ser visto como aquele que tem habilidades técnicas, que seja a força impulsionadora, que tenha senso de responsabilidade, capacidade de pensar e agir, más principalmente, que tenha técnicas interpessoais de tal modo a alinhar os objetivos e aspirações pessoais dos membros do grupo com os objetivos e metas da organização.

PODER

Max Weber (1991, p 33) define assim o poder: “poder significa toda probabilidade de impor a vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade”.

Dentro das organizações o poder pode ser exercido de duas maneiras: formal que é aquela em que o poder ocorre conforme a posição ocupada na estrutura organizacional ou pessoal, quando o poder independe da posição ocupada dentro da organização. Assim, o poder formal pode ser coercitivo (a base do medo), de recompensa (por benefício), legítimo (pelo poder de controlar os recursos da organização) e de informação (quando há acesso a informações ou conhecimentos). O poder pessoal pode ser de talento (quando há perícia, habilidade específica ou de conhecimento), de referência (quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com