TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Problema

Resenha: Psicologia Problema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

Questão de múltipla escolha:

"De fato, hoje, não existe mais a base na relação sexual. Busca-se uma família além da consanguinidade e da conjugalidade ". A afirmativa acima, de autoria de Maria Berenice Dias, uma das mais conceituadas doutrinadoras do Direito das Famílias no Brasil., evidencia uma mudança, verificada especialmente nas últimas décadas, na concepção de família. Que princípio norteia o estabelecimento de entidades familiares no Brasil contemporâneo:

A) Sexualidade

B) Afetividade

C) Paternidade

D) Maternidade

E) Exclusividade

Padrão sugestivo de resposta dos exercícios da aula10:

Questão discursiva:

O aluno deverá mostrar que a sociedade se divide em relação ao tema em razão da diversidade cultural que a caracteriza. Os setores mais conservadores, motivados em especial por convicções religiosas, se opõem ao reconhecimento de modelos de família diferentes do modelo tradicional. Por outro lado, setores mais progressistas tendem a privilegiar a pluralidade de estilos de vida e padrões morais. Esta é, também, a tendência do ordenamento jurídico pátrio, como se percebe pela decisão do CNJ que reafirma o entendimento do STF de que as famílias homoafetivas devem receber proteção por parte do Estado, à semelhança de outros modelos (família tradicional e família monoparental).

Questão de múltipla escolha: letra B Caso 13

Segundo Gregório, ele recebeu a notificação de que não poderia se recusar a fazer casamentos homoafetivos nesta segunda-feira (20) mas afirmou que, desde a publicação da decisão da Justiça, já havia tomado a decisão de abrir mão do cargo. ?Não há lei dos homens que me obrigue a fazer aquilo que contrarie os meus princípios?, alega. ?Existe ai uma provocação para um grande tumulto no nosso país. Deus fez o homem e a mulher para a procriação, para reproduzir. Não sei onde vai chegar isso?, questiona.O pastor afirma ainda que solicitou a demissão ao titular do cartório, Isaulino Pereira dos Santos Júnior, mas que o tabelião pediu que ele permanecesse no cargo. ?Ele me pediu para eu ficar e disse que caso alguém solicitasse o pedido de casamento homoafetivo, outro juiz de paz seria chamado para realizá-lo. Mas aqui, graças a Deus, ainda não chegou ninguém pedindo o casamento homoafetivo".

Procurado pelo G1, o titular do cartório civil de Redenção negou a versão do pastor. ?De fato, ele pediu afastamento do cargo na quarta-feira passada (15), alegando que iria mudar de cidade para cuidar da esposa que estaria internada na UTI de Goiânia, mas não falou nada sobre se recusar a fazer casamentos entre pessoas do mesmo sexo?, alegou Isaulino.

Ainda de acordo com o titular do cartório, caso o pastor tivesse pedido exoneração porque não aceita o casamento homoafetivo, ele seria imediatamente afastado do cargo. ?Eu iria acatar o afastamento, porque não pode haver discriminação. Caso ele queira sair por esse motivo, eu vou solicitar imediatamente ao juiz da comarca outro juiz de paz?, afirma Santos Júnior, que garante ainda que o pastor não entregou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com