TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia QUESTÃO

Tese: Psicologia QUESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Tese  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 01 ( valor 1,0)

Os impactos ambientais provenientes das atividades antropogênicas podem afetar o meio ambiente em diversas formas. Elabore um texto dissertativo(até 12 linhas) a partir de um dos problemas chave: água e saneamento, produção de lixo ou poluição atmosférica, fazendo a relação com a sua área de atuação profissional e cite iniciativas em prol do meio ambiente que poderiam ser desenvolvidas nessa área?

1- A produção de lixo gerada pelos humanos é um problema ambiental de grandes proporções e que muitas vezes não é dada a devida importância, como muitas vezes ocorre no armazenamento indevido do lixo e consequente poluição do solo, ar e água. Muitos dos materiais descartados como lixo foram embalagens ou coisas quebradas em geral que foram produzidas por indústrias onde o engenheiro mecânico é responsável pela criação e confecção desses produtos, por isto é importante tentar ao máximo ser sustentável na sua produção, dicas para empresas serem sustentáveis são melhorar o design do produto para utilizar a menor quantidade de matéria prima possível, pensar em um produto que possa ser reutilizado e garantir que o consumidor tenha interesse em reutilizar como exemplo de garrafas de vidro, fazer produtos biodegradáveis ou que possam ser reciclados, matérias primas que impactem menos o meio ambiente e até investir parte do lucro em projetos ambientais.

QUESTÃO 02 ( valor 1,0)

Observe o caso fictício:

No município Capim Dourado, foi realizado pela empresa “A casa dos Sonhos”, um loteamento, às margens do reservatório de água, denominado Represa Redonda, atingindo, ainda, remanescente de Mata Atlântica. A área teve ocupação paulatina, sendo a mais antiga datada de 04 anos. A referida empresa alienou os lotes e contratou a empresa “Tratorada” para a abertura das ruas, fazendo-o sem os devidos cuidados técnicos e sem aprovação do Município. Os adquirentes negam-se a desocupar a área afirmando que já construíram suas casas e que, por isto, possuem direito adquiridos a permanecerem no local.

FONTE: http://www.leandroeustaquio.com.br/materialapoio, adaptado.

Das 17 leis ambientais DESCRITAS NO MÓDULO, quais foram infringidas? Justifique sua resposta a partir dos dados extraídos no texto.

 A lei das florestas (No 4.771 de 15/09/1965), pois determina a proteção de florestas nativas e define como área de preservação onde a conservação da vegetação é obrigatória uma área de 30 a 500 metros nas margens de reservatórios;

 A lei do parcelamento do solo urbano (No 6.766 de 19/12/1979), pois estabelece as regras para loteamentos urbanos;

 A lei da política nacional do meio ambiente (No 6.938 de 17/01/1981) que define que o poluidor (neste caso, empresas e adquirentes que construíram suas casas) é obrigado a indenizar danos ambientais que causar, independentemente da culpa, onde o Ministério Público pode propor ações de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, impondo ao poluidor a obrigação de recuperar e/ou indenizar prejuízos causados;

 A lei de Crimes Ambientais (No 9.605 de 12/02/1998) que reordena a legislação ambiental brasileira no que se refere às infrações e punições. A pessoa jurídica, autora (empresa “A casa dos sonhos”) ou co-autora (empresa “Tratorada”)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com