TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Questionario

Artigo: Psicologia Questionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 9

QUESTIONÁRIO EM SUBSTITUIÇÃO DA AV1

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO – PROFESSOR LUIZ ALVES FILHO

Diretrizes deste trabalho:

1° É terminantemente PROIBIDO responder este questionário utilizando a opinião pessoal ou notas de aula.

2° As respostas DEVERÃO ser elaboradas em forma de CITAÇÃO, sendo esta a ÚNICA forma ou maneira de respondê-lo.

3° O trabalho DEVERÁ ser digitalizado.

4° A entrega do trabalho será efetuado única e exclusivamente no dia da prova.

5° A formatação do trabalho deverá ser feita com Fonte Arial, Número 10, Espaçamento 1,5 e Capa.

1 – Segundo o livro “O que é Psicologia”, autora Maria Luiza S. Teles, o que é Psicologia?

“A Psicologia é uma ciência que tenta buscar recursos neste sentido. Procura compreender o homem, seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro. Pretende fornecer-lhe subsídios para que ele saiba lhe dar consigo mesmo e com as experiências da vida (...)”. (p. 09)

“ A Psicologia não estuda apenas o comportamento humano. Estuda ainda o comportamento animal, principalmente de ratos e chimpanzés, pois este estudo oferece subsídios interessantes na compreensão das bases do comportamento humano”. (p.15)

“ Acreditar que a Psicologia deva ser ciência nos moldes daquelas que se baseiam principalmente no método experimental, seria empobrecê-la por demais, já que o Homem é um ser especial da natureza”. (p.15)

“Aceito então, a Psicologia como uma ciência que não tem condições de usar sempre os métodos tradicionais das chamadas ciências exatas”. (p.15)

2 – O que são “Mecanismos do comportamento humano”, segundo Maria Teles?

“(...) todos temos necessidade físicas, psíquicas e sociais que nos levam a agir em busca de satisfação ou redução de tensão. Toda vez que estamos insatisfeitos, seja de que ordem for esta insatisfação, tornamo-nos tensos (...)”. (p.26).

“Toda necessidade, portanto, provoca tensão que leva à ação, visando um objetivo (processo de motivação). Quando este objetivo é alcançado há redução de tensão e, portanto, o relaxamento, acompanhado de sensação agradável.” (p.27)

“Nossas necessidades são inúmeras. Algumas nascem conosco, mas a maioria delas aprendemos no convívio social. (...) Assim são inúmeras as razões pelas quais somos levados a agir e o fazemos até a morte”. (p.27)

“(...) E durante toda sua vida uma luta ferrenha há de se impor: o Eu tentando preservar a individualidade e a Sociedade tentando impor seus conceitos e seus padrões (...)”. (p. 29).

“O processo de ajustamento será, então, fundamental para a existência e consistirá em meios através dos quais o individuo haverá de adaptar-se às exigências do seu organismo e do meio ambiente. É, basicamente, uma harmonização entre o Eu e o Mundo. Liga-se, portanto, às necessidades do indivíduo, assim como à sociedade, “papéis” e situações específicas que vive.” (p.29).

3 – Defina Psicologia utilizando elementos etimológicos, o seu objeto de estudo e a sua finalidade.

“sf (psico+logo2+ia1) 1 Ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais. 2 Ciência do comportamento animal e humano em suas relações com o meio físico e social. 3 Conjunto de estados e processos mentais de uma pessoa ou grupo de pessoas, especialmente como determinante de ação e comportamento”. (Dicionário Eletrônico da Linha Portuguesa Michaelis - VOLP, 5. ed., março de 2009).

4 – O que é Psicologia Social segundo Silvia T. Maurer Lane?

“(...) a Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade.” (p.10)

“Porém a história não é estática nem imutável, ao contrário, ela está sempre acontecendo, cada época gerando o seu contrário, levando a sociedade a transformações fundamentalmente qualitativas. E a grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive.” (p.10).

5 – Segundo Silvia Lane, como nos tornamos “seres sociais”?

“E toda a sua vida será caracterizada por participações em grupos, necessários para a sua sobrevivência, além de outros, circunstanciais ou esporádicos, como os de lazer ou aqueles que se formam em função de um objetivo imediato”. (p. 12).

“O viver em grupos permite o confronto entre as pessoas e cada um vai construindo o seu "eu" neste processo de interação, através de constatações de diferenças e semelhanças entre nós e os outros. É neste processo que desenvolvemos a individualidade, a nossa identidade social e a consciência-de-si-mesmo”. (p.16)

“(...) Ou seja, constataremos que nossos papéis e a nossa identidade reproduzem, no nível ideológico (do que é "idealizado", valorizado) e no da ação, as relações de dominação, como maneiras "naturais e universais" de ser social, relações de dominação necessárias para a reprodução das condições materiais de vida e a manutenção da sociedade de classes onde uns poucos dominam e muitos são dominados através da exploração da força de trabalho”. (p. 23).

“Deste modo entendemos que a consciência de si poderá alterar a identidade social, na medida em que, dentro dos grupos que nos definem, questionamos os papéis quanto à sua determinação e funções históricas — e, na medida em que os membros do grupo se identifiquem entre si quanto a esta determinação e constatem as relações de dominação que reproduzem uns sobre os outros, é que o grupo poderá se tornar agente de mudanças sociais” (...). (p.24).

6 – Qual o papel da linguagem para a formação do Homem?

“Hoje, os estudos sobre o desenvolvimento intelectual mostram como a aquisição da linguagem (ou comportamento verbal, conforme definido acima) é condição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com