TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

Dissertações: QUESTIONÁRIO DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  4.928 Visualizações

Página 1 de 6

1.) INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho refere-se à Psicologia, mais concretamente sobre a História da psicologia no campo da educação. No contexto do trabalho apresenta-se a evolução da ciência psicológica, psicologia escolar no Brasil, psicologia ou psicologias.

O objetivo desse trabalho é apresentar um breve resumo da história da psicologia, nos quais abrangem; o conhecimento do senso comum e conhecimento científico, os objetos de estudo da psicologia, os fenômenos psicológicos, a subjetividade, psicologia filosófica e psicologia científica.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica.

2.) ATIVIDADES

2.1) A elaboração desta atividade acadêmica, as mesmas deverão ser fundamentadas pelos seguintes textos abaixo:

A Psicologia ou as Psicologias (Ana M. Bahia Bock et al)

A evolução da ciência psicológica (Ana M. Bahia Bock et al)

História da Psicologia (William B. Gomes)

Um breve resumo da História da Psicologia. (Miguel Costa)

Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas (Rejane Maria Barbosa, Clasy Maria Marinho-Araújo)

2.2) Discorra a relação entre:

O conhecimento do cotidiano e conhecimento científico e exemplifique esses tipos de conhecimentos:

O senso comum á a psicologia usada no cotidiano pelas pessoas em geral, um conhecimento acumulado, pequeno e superficial, que nos permite explicar ou compreender os problemas do cotidiano de um ponto de vista psicológico, um exemplo da aplicação deste conhecimento, dar-se quando alguém em casa reclama de dores no fígado, e a sua mãe faz um chá de boldo, que é uma planta medicinal sem conhecer o principio ativo de suas folhas nas doenças hepáticas e sem estudo farmacológico, o senso comum se resume como o conhecimento assistemático, ao contrario do conhecimento científico que é sistemático, se trata de um saber ordenado, usa da razão, afasta crenças supersticiosas, produz conhecimento preciso, objetivo e linguagem específica, busca princípios e explicativos, delimita seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas do conhecimento, define seu objeto de estudo, formula os métodos deste obedecendo a critérios básicos da metodologia científica, o pesquisado deve ser neutro e os dados são passível comprovação.

2.2.2) Os objetos de estudo da Psicologia:

Um dos motivos responsáveis pela diversidade de objetos é o fato do campo do conhecimento, a despeito existir a muito tempo na Filosofia, enquanto preocupação humana. E recentemente constituiu-se como área do conhecimento científico. Outro motivo que dificulta uma clara definição de objeto da Psicologia é o fato do pesquisador, confundir-se com o objeto a ser pesquisado. No sentido amplo, o objeto de estudo da Psicologia é o homem, em todo seu ser, corpo, mente e inconsciente. Esta ciência estuda os diversos homens, concebidos pelo conjunto social, a falta de um padrão justifica-se porque os fenômenos psicológicos são diversos, e não são acessíveis ao mesmo nível de observação.

2.2.3) Os fenômenos psicológicos:

Devido aos problemas apresentados quanto ao objeto de estudo da Psicologia optaram por apresentar, a vida dos seres humanos com sua matéria-prima (fonte de estudo), onde se construirá todo o seu saber. Assim enfoca de maneira particular o homem, e constrói conhecimentos distintos e específicos. A Psicologia contribui com o estudo dos fenômenos psicológicos para compreensão da totalidade da vida humana, portanto é a vida humana em todas as suas manifestações, sejam mentais, corporais ou no mundo externo o seu objeto de estudo, a psique humana.

2.2.4) A subjetividade:

É o mundo construído internamente pelo sujeito, a partir de suas relações sociais, de suas vivências no mundo e de sua constituição biológica. A subjetividade, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais presente no manifestar humano quanto à forma e atitude de viver.

2.2.5) Ciência e senso comum:

A ciência define-se como um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade. Expresso através de uma linguagem precisa e rigorosa, obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita verificação de sua validade. A ciência nega-se, reafirma-se, descobrem-se novos aspectos, e assim avança, presente em diversas áreas como linha de estudo. O processo tem por característica fundamental a objetividade. Para tanto suas conclusões são passiveis de verificação e isentas de emoção, tornando-se válidas para todos. O saber por ela produzido é transmitido, utilizado e desenvolvido continuamente. No campo da cientificidade.

Entretanto, o Senso Comum é singular, são conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano, uma mistura entre o misticismo e o real. Portanto o conhecimento acumulado ao longo da existência humana, no modusoperandi do viver social de uma comunidade.

2.3) Responda as questões abaixo:

2.3.1) Quais as diferenças entre Psicologia como um ramo da Filosofia e a Psicologia científica?

A Psicologia no ramo da filosofia tem como objetivo entender os processos da razão, pensamento, sentimento e percepção.

A Psicologia no ramo científico tem a finalidade de trabalhar com dados observáveis direto ou indiretamente e com fenômenos que possam ser comprovados.

2.3.2) Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?

Sócrates teve grande contribuição na psicologia quando se tratava do método a ser utilizada, que era de sua própria autoria, sua metodologia era de formas de perguntas feitas as pessoas, ou seja, suas respostas eram como o próprio nascimento de uma criança, uma nova idéia surgia.

Quando se tratam das contribuições dos filósofos Platão e Aristóteles, refere-se a uma mesma linha de pensamento, pois Aristóteles era discípulo de Platão. Onde os dois sempre se preocupavam com a memória, a aprendizagem, a percepção, a motivação, os sonhos e principalmente o comportamento anormal.

2.3.3) Discorra historia da Psicologia e sua contribuição para a Educação?

Durante muito tempo se procuraram explicações para as questões naturais e humanas por meio de personagens mitológicos, narrativas sagradas sobre a origem de tudo, que lhes mostravam os acontecimentos passados através de revelações e sonhos, mas com o passar do tempo a mitologia não satisfazia mais, pois notava-se insuficientemente eficaz para a quantidade cada vez maior de questões, onde posteriormente nasce a filosofia e com essa nova ciência vários filósofos se destacaram e cada um com sua forma particular de pensar e de procurar a sabedoria, deu a filosofia uma nova característica de pensar o pensamento racional. A filosofia grega nos possibilitou conhecer as bases e os princípios fundamentais de conceitos que conhecemos como razão, racionalidade, ética, política, técnica, arte, física, pedagogia, cirurgia, cronologia e, principalmente o conceito de ciência. Numa perspectiva mais ampla, a Grécia antiga, constituiu-se em uma rica fonte de estudos, por sintetizar, em sua produção filosófica, a teoria do conhecimento, as idéias, psicológicas e as propostas sistemáticas de educação, contribuindo para que fosse disseminada em várias áreas do conhecimento que conhecemos hoje.

2.3.4) O que caracteriza o Funcionalismo, o Associacionismo e o Estruturalismo?

De acordo com o pesquisador William James, o funcionalismo caracterizava-se pela sistematização de conhecimentos em Psicologia, que exigia o pragmatismo, onde o importante são as perguntas. Exemplo: O que fazem os homens? E porque o fazem? O seu centro de estudo foi à consciência, que buscava compreensão de seu funcionamento.

O estruturalismo de Edward Titchner manteve a mesma linha de pesquisa, porém, em seus aspectos estruturais, os estudos elementares da ciência como estruturas do sistema nervoso central. E o associacionismo apresentado por Eward L. Thorndike surgiu à concepção de associações das idéias e dessas associações formulou a lei do efeito, de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista.

2.3.5) Que função a Psicologia contribui no campo da Educação no Brasil?

A função da Psicologia teve o início de sua contribuição no campo da educação do Brasil no período de 1889 a 1930, pela influência de escolas norte-americanas, primeiramente com a visão de atender pessoas com maiores dificuldades mentais e físicas, para poder introduzir na sociedade de uma forma semelhante com os demais alunos sem essas deficiências.

Posteriormente no campo da medicina e na educação, voltada aos trabalhos técnicos. E por fim, atendendo os problemas na educação, sobretudo a formação de professores.

...

Baixar como  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »