TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário-Disciplina Psicologia educacional

Ensaio: Questionário-Disciplina Psicologia educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Ensaio  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades Avaliativas Questionário-Disciplina psicologia da Educação

Questões Dissertativas

1.Wilhelm Wundt(1832-1926)é conhecido como o pai da psicologia moderna,segundo o que você vivenciou na teleaula que aborda o tema 1 do caderno de atividades,explique porque Wundt essa denominação e também quais foram suas contribuições deste para o surgimento da psicologia cientifíca.

R:Pois Wilhelm Wundt,tinha como objetivo promover a Psicologia enquanto ciência independente,sendo assim conseguiu definir objeto de estudo,delimitar seu campo(distinguindo a Psicologia da Filosofia e da Fisiologia)formular métodos de estudo e formular teorias;A partir daí a Psicologia passou a ser definida como dois ramos:Experiências cientificas e fenômenos sociais.

2.Na teoria behaviorista,a modelagem de comportamento ocorre baseada principalmente em reforços,demonstre os dois tipos de reforços(positivo e negativo) e como ocorre a modelagem de comportamento humano por meio deste.

R:O reforço positivo:é todo evento que aumenta a probabilidade de futura resposta que o

produz;

O reforço negativo:é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua;apartir dai ocorre a modelagem com o comportamento reforçado e com evolução gradual.

3.Vygotsky se preocupou muito com a questão,clássica na Psicologia:qual a influência da aprendizagem no desenvolvimento mental da criança,responda então como o autor vê a relação entre aprendizagem e desenvolvimento

R:O processo de desenvolvimento não coincide com o processo de aprendizagem,criando a área de desenvolvimeto potêncial,se desenvolve com o aprendizado.

4.Conforme o que foi lido no PLT referente ao tema 4 responda.Quais são os fatores que influênciam o desenvolvimento humano?

R:Hereditáriedade,Crescimento orgânico,Maturação Neurofisiológica e Meio.

5.”Ser um homem feminino

Não fere o meu lado masculino

Se Deus é menina e menino

Sou masculino e feminino...”

Conforme o trecho da música”Masculino e Feminino”,de autoria de Pepeu Gomes,discorra sobre as questões de gênero(feminino e masculino).de sentir a emoção por homens e mulheres são entendidos em nossa cultura,em quais cenários desenvolvemos essa noções?Quem influencie a construção de gênero desde criança nos seres humanos?

R:Nossa cultura estimula algumas reações emocionais e reprime outras;Durante a socialização aprendemos estas formas de expressões das emoções acitas pelo grupo à

qual pertencemos.

6.A partir das informações e influências do grupo desenvovemos nossa percepção social e nossas atitudes diante da realidade.A percepção social refere-se à percepção do outro e do conjunto de característica que apresenta e que são significadas a partir de nossas referências.Sobre as atitudes responda quais os componentes da atitude e como esta pode agir como filtro social.

R:As atitudes são o modo pelo qual nos é possível estruturar o nosso meio,a nossa experiência.Elas atuam como uma espécie de um filtro que reduz a quantidade de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com