TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário De Psicologia

Dissertações: Questionário De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  1.319 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTIONÁRIO DE PSICOLOGIA

FREUD: INCONSCIENTE E APRENDIZAGEM

 Por que é importante conhecer as idéias de Freud?

R=Porque Freud através das suas idéias leva a entender o que se passa no nosso subconsciente, e porque sonhamos com situações como se fosse real.

PSICANÁLISE E INSTÂNCIAS DO PSIQUISMO

 Como podemos definir Psicanálise?

R= Significa alma + análise, que estuda o inconsciente da pessoa e seus sonhos, para assim descobrir a solução de seus conflitos internos e um melhor autoconhecimento.

 Como é construído nosso Psiquismo?

R= Inconsciente, Pré-consciente e Consciente.

 Quais as três qualidades atribuídas por Freud aos processos psíquicos?

R= Inconsciente: exprime o conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência É constituída por conteúdo reprimido que não tem acesso ao sistema pré- consciente. Consciente, pela ação de censura interna.Esses conteúdos podem ter sidos consciente ,em algum momento, e terem sido reprimido, isto é foram para o inconsciente,ou podem ser genuinamente inconsciente,é um sistema do aparelho psíquico rígido pelas leis próprias.

Pré- Consciente: refere-se ao sistema que permanecem os conteúdos acessíveis a consciência. É aquilo que não está na consciência nesse momento, mas no momento seguinte pode estar.

Consciente: é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e do mundo interior. Na consciência destaca-se o fenômeno da percepção,principalmente a percepção do mundo exterior,a atenção o raciocínio.

 Onde estariam os fatos, sentimentos que não estão ocupando agora a minha mente, mas que posso chamá-los à consciência a qualquer instante?

R= Subconsciente

 Qual a concepção de Freud sobre a lembrança?

Lembrança é algo que fica na memória, um acontecimento vivido e finito ou pelo menos encerrado na esfera do vivido, do passo que o acontecimento é lembrado e sem limite.

 Descreva o que é inconsciente.

R=É o nome que dá um sistema lógico, que por necessidade teórica, supomos que opere na mente das pessoas, sem, no entanto afirmar que em si mesmo, seja assim ou assado.

 Como o conteúdo do inconsciente pode ser trazido à tona?

R= Tendo descoberto uma espécie de ordem nas emoções das pessoas, os psicanalistas afirmam que há um lugar na mente das pessoas que funciona a semelhança da interpretação que fazemos: só que ao contrário lá se cifra o que aqui deciframos.

 Segundo Freud como é composta as áreas de ação psíquica?

R= Pelo ID, o EGO e o Superego.

 Como é o ID na teoria de Freud?

R= O ID constitui o reservatório da energia psíquica e é onde se localizam as pulsões: da vida e da morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente na primeira teoria,m nesta teoria são atribuídos ao ID, que é rígido pelo princípio do prazer.

 Na teoria freudiana, o que é, e qual o papel do superego?

R= O superego origina-se com o complexo de Édipo, a partir da externalização, das proibições, dos limites e da autoridade. A moral e os ideais são funções do superego.Conteúdo do superego refere-se a exigências sociais e culturais.

 O que tem em comum o ID e o superego?

R= O ID são localizados as pulsões da vida e da morte. O superego se refere às exigências culturais.

 Qual a função do ego?

R= Memória, sentimento e pensamento.

 Para que servem os mecanismos de defesa?

R= Medidas de proteção adotadas pelo ego (princípio da realidade) contra os impulsos provenientes do ID (princípio do prazer). Tem funções protetoras e alguns deles são empregados por todos, na vida cotidiana, para consegui a estabilidade emocional. Pode ser usada para auxiliar na integração da personalidade, apoiando-a na adaptação ao meios e nas relações inter-pessoais.

 Descreva como funciona cada um dos mecanismos de defesa:

-A repressão, a negação, o mecanismo de deslocamento, a racionalização, o mecanismo de projeção, o mecanismo de sublimação, o mecanismo de formação reativa, o mecanismo de identificação e o mecanismo de fantasia.

R= REPRESSÃO: método de defesa pela mente, para evitar que a consciência tenha acesso as representações desconfortáveis, ligados ou não a pulsão, as exigências do próprio ego. É definida como bloqueio das pulsões do ID no nível do inconsciente, e é o primitivo de todos os mecanismos de defesa.

NEGAÇÃO: tem como origem a repressão, ou seja, a imagem tem acesso à consciência de modo parcial, contudo são negadas, sendo temporariamente removidas ou reprimidas.

MECANISMO DE DESLOCAMENTO: é um processo psíquico pelo qual o todo é representado por uma parte ou vice-versa. Também pode ser uma idéia representada por outra, que emocionalmente, esteja associada a ela. Esse mecanismo não tem compromisso com a lógica.

RACIONALIZAÇÃO: compreende uma necessidade psíquica que motiva o organismo em direção a meta a ser alcançada, pode ocorre um desejo oriundo do anseio de querer da cobiça consciente, ou desejos mais primitivos, inconscientes relacionados à pulsão sexual.

MECANISMO DE PROJEÇÃO: faz parte da dinâmica racional, pois para ela existir tem que existi o outro a quem um primeiro sujeito atribui qualidades semelhantes a do seu mundo interior.

MECANISMO DE SUBLIMAÇÃO: é o mais eficaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com