TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Sigmund Freida

Seminário: Psicologia Sigmund Freida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

Sigmund Freud (1856-1939) é conhecido como o "pai da psicanálise". Seus estudos influenciaram muitas áreas do conhecimento humano, inclusive a educação. Inicialmente Freud depositou grandes esperanças em uma reforma educacional, inspirado pelas descobertas da psicanálise. Com o tempo ele passou a acreditar que uma "pedagogia psicanalítica" era impossível, pois, não há como evitar conflitos entre a satisfação das pulsões das crianças e qualquer tentativa de organização civilizada de sua vida social. Mesmo que Freud pessimista não tenha elaborado nenhuma teoria pedagógica, sua influência é sentida de maneira generalizada e se manifesta especialmente nas correntes que defendem a ideia de que a escola não seja apenas um local de "transmissão de conhecimentos", mas também um espaço onde as crianças possam expressar e elaborar suas vivências emocionais.

Freud, defendia que a educação não devia ser tão repressora, devia ter os olhos abertos para a teoria da sexualidade infantil, pois a criança vai se perguntar sobre o excesso de moralidade e seus efeitos psicológicos humanos. Ao se relacionar a teoria de Freud com a psicologia na educação, os aspectos relevantes são em relação ao desenvolvimento humano, o funcionamento do aparelho psíquico e os processos mentais que ocorrem durante a aprendizagem.

Em sua teoria Freud, afirma que a sexualidade está presente no indivíduo desde o seu nascimento e que é dividida em várias fases: Fase oral, fase anal, fase fálica, fase de latência e fase genital. E que não se deve de maneira nenhuma reprimi-las, mostra também a divisão da psique em três partes:

Id (inconsciente) Nele não importa a realidade, há somente o desejo de satisfação.

ego (consciente)Não existe sem o id, é pelo ego que se sabe o que é ou não viável.

superego (influências) São os valores que nos são ensinados desde criança através de recompensas e punições.

Jean Piaget e suas contribuições para a educação.

Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio frisava. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança. Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética . As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.

O conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista. Educar, para Piaget, é “provocar a atividade” estimular para procurar o conhecimento.Piaget,deixou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação.

Assimilação, é receber informações e incorporá-las ás estruturas cognitivas existentes.

Acomodação, é mudar nossas estruturas cognitivas para incluir novos conhecimentos.

O trabalho de educar crianças não se refere tanto à transmissão de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno. Conhecer sua obra, portanto, pode ajudar o professor a tornar seu trabalho mais eficiente.

Henri Wallon e suas contribuições para a educação.

Henri Wallon (1879-1962) nasceu na França e viveu toda a sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com