TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Casos: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Uniderp

Curso: Serviço Social

Disciplina: Psicologia Social

Atividades Prática Supervisionadas

Professor EAD: Lindolfo A. Martelli

Itapipoca, 21 de abril de 2013.

Etapa 01

Em primeiro momento a respeito do tema em questão, pelo que podemos entender sobre o marxismo e psicanálise, é que, ambos como tentativa de explicação dos problemas sociais devem andar juntas para se chegar a um consenso em que um explica a questão social, o outro, e os efeitos resultantes nos seus integrantes. A humilhação, estado causado por desajustes sociais é um problema serio que acarreta traumas invadindo todas as esferas do ser humano, deixando-o mais vulnerável, desestimulado para a vida sente-se inferior, impotente, não diante de obstáculos naturais ou limitações próprias do seu ser, mais importa pelos seus iguais.

Isso nos faz lembrar no âmbito mais complexo como foi falado no texto sobre o choque entre as culturas, o que podemos ver segundo a história do nosso país construído sob as bases do domínio e subordinação, regidos no caso dos dominantes tendo a falsa concepção de segurança baseado no acúmulo de autoritarismo ou riqueza e que ainda hoje ditam a nossa sociedade. O homem sempre alcança um jeito de querer sobressair em detrimento do outro. Já é tão cultural a questão da humilhação e a desigualdade tão acentuada que o que é público numa sociedade ainda causa receio no que se refere ao uso nas camadas mais humildes da sociedade como vimos no caso do Teatro Municipal. Quem de nós já não contemplou os traços num rosto e uma criança, quando vê outro igual sendo buscado na escola pelo pai no seu carro, mesmo popular, enquanto que aquela não o tem. É isso não estamos falando de ricos e pobres não, estamos falando no meio dos pobres onde alguém se “destaca” por possuir um a mais. Eu mesmo já contemplei ( comenta um membro da equipe). E esses exemplos são os mais “suaves”. E os gritantes como falta de comida vestuários, habitação, imaginemos...

Até que por ventura, nobreza, sentimento e reconhecimento de igualdades não só por questão de essência, mas por tipos, somos todos iguais no que diz respeito a nossa funcionalidade biológica. Que pelo cansaço e vontade de libertação desta opressão lutaram por melhores condições de sobrevivência e direitos de igualdade para todos. Nascem assim os movimentos e as corporações, aonde se prega a igualdade, a importância de cada um no trabalho sem fazer distinção de classes ou funções, todos somos importantes na construção de uma sociedade, é o que é mais importante que realmente sentimos o quanto somos. Muita coisa já melhorou em relação à obediência cega em achar que é natural entre os homens que uns nascem para ditar e outros para obedecer: até porque o ser humano não suportaria a vida toda porque nascemos para ajuda mútua, igualdade.

Etapa 02

O artigo era traçado sobre a visão as sociologia e da psicologia. Para a sociologia a invisibilidade era desenvolvida sobre a critica. Podia ser analisada perante uma teoria social, para que assim surgissem as críticas e pudessem ser vistas, analisando perante essa teoria para que assim surgisse as críticas a partir daí explicar esse desenvolvimento decorrente na sociedade. Através das suas obras eles tentavam se aprofundar na realidade do povo para que pudessem perceber as causas dessas desigualdades.

Segundo eles essas desigualdades já eram historicamente existentes na sociedade. Eles traçavam fatos e profissões em que podiam através deles ou através do cotidiano realmente a realidade dessas desigualdades e percebiam que através de certas profissões existentes em nossa sociedade como era presente a invisibilidade dessas pessoas perante a sociedade . Muitos são julgados por precariedade no seu trabalho e na própria vida.

O sociólogo Jessé que estudava como se constituía essas desigualdades e através dessas obras eles traçam idéias e caminhos que levam a sociedade através da sua sociologia, críticas, levantou hipóteses a enxergarem a idéia que se tinha do povo e que precisa ajudar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com