TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Casos: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Valparaíso, 30 de Setembro de 2013.

Será apresentado neste trabalho uma análise do filme Tropa de Elite, do diretor José Padilha, contendo e esmiuçando alguns conflitos presentes na sociedade atual, e relatada em dois mundos diferentes que se encontram a partir do mal do século XXI, as drogas. Também será abordado a corrupção de servidores públicos que são pagos com nossos impostos para nos proteger e acabam sendo corrompidos.

Visamos que através do presente trabalho a compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico e a identificação das demandas presentes na sociedade.

Cultura é todo conhecimento adquirido dentro de uma sociedade, dentro de cada grupo que é criado dentro dela e que à compõe, com seus costumes, valores, crenças e etc. O significado implícito em cultura remete a comportamentos e conhecimentos cumulativos, socialmente transmitidos e que se baseiam no aprendizado e na imitação.

As formas de cultura que podemos perceber apresentadas no enredo do filme Tropa de Elite, do diretor José Padilha, são distintas e acabam se encontrando.De um lado os jovens estudantes de classe média, que reunidos em uma ong, ajudam pessoas de classes menos favorecidas que moram nas favelas.Em meio a violência envolvendo o tráfico de drogas, que infelizmente também está presente não só nas favelas e morros, mas está invadindo cada vez mais o resto das cidades e classes sociais. Antes o tráfico era organizado por pessoas que na maioria das vezes não tinham as mesmas oportunidades que não são dadas aos jovens de classe média a alta, não dispondo de condições para ter uma vida digna e acabavam partindo para o mundo do tráfico, pelo dinheiro fácil e uma cultura errônea que vem com a corrupção de alguns membros da Polícia, que alegam baixos salários, destruindo mais ainda um sistema que já não funciona como deveria, felizmente ainda contamos com honestidade de alguns policiais. Do outro lado, a nova face do tráfico: jovens que possuem oportunidades, que vem de famílias de classe média alta estão se envolvendo com esse submundo, como podemos perceber no filme. As drogas invadiram os bairros nobres, as baladas caras e virou moda entre jovens que possuem condições de sustentar esse vício e não se intimidam com o poder policial e legislativo. Acreditam que estão à cima da lei e que podem usufruir das drogas sem que nada lhes aconteça.

Tropa de Elite, trama que abordou temais sociais como a corrupção na polícia militar, tráfico e os usuários de drogas, tolerância zero contra os pobres, violência urbana, entre outros...

Os conflitos sociais têm sido cada vez mais presentes em nosso meio, estendendo-se por diferentes esferas de nossa sociedade. O Assistente Social é um profissional que deve estar apto a lidar com os conflitos, haja vista que na sociedade atual vemos que os indivíduos estão perdendo a capacidade de administrar seus próprios conflitos transformando-os muitas vezes em violência verbal ou física provocando um mal estar social, e este profissional não observa apenas a situação de conflito apresentada, procura observar todas as nuanças ligada a situação de conflito, pois segundo Moscovici Apud Cordeiro (2009):

“...antes de pensar numa forma de lidar com o conflito é importante e conveniente procurar compreender a dinâmica dos conflitos e suas variáveis.”

A tarefa do trabalhador social é a de transmitir ao indivíduo ferramentas

que lhe permitam ter uma interação saudável com a sociedade. É um processo de diálogo que inclui a desconstrução do conflito, o restauro da relação social e a construção de soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com