TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Exames: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia Social

A Psicologia social é desenvolvida em vários países do mundo, mais a onde realmente foi desenvolvida foi nos países norte-americanos. No nosso tempo podemos dizer que o Individualismo é uma característica da Psicologia Social. Métodos e técnicas são muito importantes para as pesquisas feitas pela Psicologia Social, pois com essas pesquisas bem elaboradas nos permiti uma avaliação cientifica dos fatos que ocorrem. Existem duas categorias de pesquisa: as empíricas e as experimentais. A categoria empírica se baseia apenas em experiências, e a categoria experimental se baseia na existência de relações estáveis entre variáveis. O problema que aparece na pesquisa psicossociológica é relevante, e o número de contribuições visando soluciona-los vem aumentando cada dia mais.

Importante dizer que as crenças quaisquer que sejam como (convicções, dogmas, ideologias, opiniões, princípios e etc) são argumentos a respeito de uma relação entre dois objetos ( concretos e abstratos), ou entre um objeto e alguma atributo destes, aceito pelo menos por uma pessoas.As atitudes e os preconceitos são sempre negativos e referidos a grupos humanos. As técnicas mais usadas na medida de atitudes, preconceitos são as escalas.

“Uma interpretação da socialização é a de que se trata de um processo em que se visa preparar pessoas para o desempenho de papeis sociais, sendo estes padrões de conduta relativamente duradouros de socialmente sustentados, envolvendo expectativas comportamentais de umas pessoas em relação às outras.” (pag.52)

A Psicologia Social atua junto a organizações comunitárias, em equipe multiprofissional no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de programas comunitários, no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança. Assessora órgãos públicos e particulares, organizações de objetivos políticos ou comunitários, na elaboração e implementação de programas de mudança de caráter social e técnico, em situações planejadas ou não. A Psicologia Social tenta compreender a relação indivíduo-sociedade, através da descrição dos comportamentos sociais como fatos, ou seja, não históricos. Assim procurou entender o comportamento do indivíduo na sociedade, fundamentalmente, através de causas internas no indivíduo. Desse modo, uma forte crítica feita à Psicologia Social norte-americana é a de que, apesar de reconhecer a mútua influência entre indivíduo e sociedade, acaba por construir uma separação entre estes dois fenômenos, ao buscar as determinações de comportamento do indivíduo “dentro” dele.

Através da socialização verifica-se os fatores sociais e culturais do nosso comportamento e personalidade, de uma maneira detalhada essa influencia pode ser explicada pelas nossas crenças ou pelo que nos é transmitidos nas interações sócias que participamos. A percepção é um importante processo psicológico a influenciar nos relacionamentos humanos.

“O tópico da liderança, assim como o do poder social, não despertam tanto interesse entre os pesquisadores quanto a sua importância permitiria esperar. Essa situação talvez se possa explicar ainda que parcialmente nas sociedades contemporâneas, e que atuam como freios sobre as pesquisas de fenômenos que, á luz de tais ideias, passam a ser interpretados como fatos sociais e psicossociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com