TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Trabalho Escolar: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIATIVAS DE PSICOLOGIA SOCIAL:

TEMA 1

7 Explique como aconteceu a “crise da Psicologia Social” no Brasil, demonstrando

quais eram os pontos principais mobilizadores da quebra do colonialismo norte-americano e quais foram os principais pensadores brasileiros e o marco de ruptura da Psicologia Social brasileira.

Resposta: A crise começa a tomar corpo nos Congressos da Sociedade Interamericana de Psicologia, principalmente em Miami (1976) e em Lima (1979). Como pontos principais da crise estavam a dependência teórico-metodológica, principalmente dos EUA, a descontextualização dos temas abordados, a simplificação e superficialidade das análises destes temas, a individualização do social na psicologia social, assim como a não preocupação política com as relações sociais no país e na América Latina em decorrência de teorias importadas.

Surgiu a Associação Latino-Americana de Psicologia Social (ALAPSO) e a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Mobilização de vários teóricos brasileiros como Lane e Codo, que organizaram o marco de ruptura da psicologia social: “Psicologia social: homem em movimento”, a discussão de fundo é como extrair entidades psicológicas de fenômenos sociais. Psicologia marxista, tal perspectiva no Brasil rompe de vez com a psicologia social norte-americana.

TEMA 2

7 Formule um conceito de ética.

Resposta: Ética como sendo uma “instância crítica propositiva sobre o dever ser das relações humanas em vista de nossa plena realização como seres humanos” (Dos Anjos, 1996, p. 12)

TEMA 3

10 Diferencie cultura no enfoque que enfatiza a questão semiótica, concentrando-se no simbólico interpretativo e de caráter histórico-cultural da concepção de Geertz. Resposta: Essa linha coloca que a concepção de Geertz não dá suficiente atenção aos problemas de poder e de conflito nos contextos culturais, onde mensagens são transmitidas e recebidas. Nessa visão, é importante também considerar que o sujeito humano é criado dentro de instituições e que pode, coletivamente, alterá-las, assim como é por elas afetado. Resumidamente, as instituições envolvem recursos, tipos de inter-relações pessoais, regras e esquemas, supondo recursos materiais e simbólicos (THOMPSON, 1995 apud BONIN, 2010).

TEMA 4

10 O conceito de Representações Sociais é versátil e três importantes postulados podem se combinar em seu emprego, descreva cada um destes postulados.

Resposta: • É um conceito abrangente que compreende outros conceitos.

• Possui poder explanatório, não substitui, mas incorpora os outros conceitos.

O elemento social na teoria das representações sociais é algo constitutivo delas, e não uma entidade separada.

TEMA 5

10 Pego meu violão de guerra pra responder essa sujeira

E como começo de caminho

quero a unimultiplicidade

onde cada homem é sozinho

a casa da humanidade

Não tenho nada na cabeça

a não ser o céu

não tenho nada por sapato

a não ser o passo

(Unimultiplicidade - Tom Zé)

Com base no trecho da música Unimultiplicidade, demonstre como a produção e a

subjetividade realizam-se dentro deste contexto de multiplicidade, juntamente com a

unidade (indivíduo).

Resposta: O tornar-se humano inclui tornar-se não humano: a produção da subjetividade é imanente à produção do mundo. Pelo processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com