TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Monografias: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  2.309 Palavras (10 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Desafio de Aprendizagem

Relatório Científico

Psicologia Social

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Nome do professor EAD -

Nome do Professor tutor presencial - Valdismagna

Professor tutor à distância – Silvia

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para as obtenções de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Psicologia Social.

Taguatinga-Brasília/DF

2014

Sumário

Introdução..............................................................................................................4

Humilhação Social- Um problema político em psicologia....................................5

A desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira....6

Homens Invisíveis: Relatos de uma Humilhação Social.....................................7

O gari e sua vivencia – Trabalhadores que vivencia a humilhação social e a

Invisibilidade pública..........................................................................................8

Considerações Finais..........................................................................................10

Referências.........................................................................................................11

Introdução

A presente pesquisa se trata de um conjunto de artigo, fruto de muita pesquisa e empenho, visando promover relações sociais sem descriminação. Através deste estudo esperamos está construindo um saber próprio, que ampliem os conhecimentos e colabore para o crescimento e reflita não só na pratica de futuros Assistentes Sociais, mas também nas pessoas atendidas por ele que é a grande maioria carente da nossa população.

A psicologia aliada ao Serviço Social soluciona em parte os conflitos existentes da sociedade, pois a partir de uma ação profissional diretamente relacionada às políticas públicas sociais ela intervém na sociedade através da modelação do comportamento humano. Esperamos que as lições contidas nesta atividade repleta de conteúdos emocionantes, produza uma reflexão coletiva e critica voltada para as atividades cotidianas, e permita um avanço da consciência da nossa sociedade comprometida com a transformação social. Pretendemos ainda que seja um recurso útil de ensino e aprendizagem. Durante o estudo verificamos que a desigualdade social é a principal responsável pelas humilhações sofrida pelos trabalhadores, expostos diariamente, e que são alvos desde o início da formação das sociedade históricas.

HUMILHAÇÃO SOCIAL: Um problema político em psicologia.

A humilhação social pode ser observada nas camadas menos desfavorecidos da sociedade ela é sofrida de diversas formas tanto direta ou indireta e faz com que os indivíduos se anulam e passam acreditarem que não tem vez no meio. Nas cidades podemos observar essa humilhação a partir do momento que conceituamos e classificamos os bairros com falta de infraestrutura, casas e barracos sem acabamento e pouco estudo daquela gente que vivem a margem do descaso e são estigmatizadas pela sua condição social. Os moradores levam essa carga para aonde forem sempre; com trabalhos de remuneração baixa e não promissores são excluídos do meio social por não terem acesso a melhores condições de vida.

A humilhação direita se da a partir do momento que são impedidos de frequentar locais que não condiz com sua realidade social e condições financeiras, são excluídos, esse impedimento não é por barreiras, mas por olhares e julgamento como pode o local ser frequentado por classes inferiores o torna mal frequentado e indiretamente quando o indivíduo se vê totalmente fora e se isola de um mundo que existe para ele só em conto de fadas. Isso torna a pessoa endurecida e passa a não acreditar nela mesma. Todos os dias que passam o seu trabalho é para sobrevivência sabem que pode contar somente com a saúde e sua força de trabalho para sobreviver, pois a sua dignidade não tem importância perante aos desmandos sofridos por patrões é só mais um que ali está para cumprir ordens e produzir como um robô, como se não tivesse alma e vontade própria essa soma de mal tratos psicológicos faz o trabalhador se sentir humilhado invisível e que se cala e retrai por medo de mais retaliação a serem sofridas.

A dificuldade em reverter essa condição social sofrida na trajetória da humanidade se torna uma luta constante por meio de organizações sociais e sindicais que mostra o sofrimento psicológico como uma marca com feridas que se abrem quando retoma a lembrança. Para que os objetivos sejam alcançados é preciso mais humanidade por parte de todos e dar conta que por trás de um ser humano existe uma história, pois temos o dever de respeitar as condições sociais em que todos se encontram.

A DESIGUALDADE E A INVISIBILIDADE: Social na formação da sociedade brasileira.

A desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira teve início na forma em que o País se desenvolveu, são estigmas que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com