TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Trabalho Universitário: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de educação a distância

Polo Lavras – MG

Serviço Social

Psicologia social

Maria Aparecida Sousa – RA 375080

camila Silva - RA 383015

Graciela Correa – RA 353840

Karine Faria Correa - RA 374544

Sidônia Rosa Gondarem Afonso – RA 337348

Vitória Aline pereira – RA 364451

Atividade Prática Supervisionada

Professor Lindolfo A. Martinelli

Lavras, Abril de 2013.

Não podemos falar de psicologia sem citar Marx ou Freud. Supõe-se concorrência entre os dois regimes ou investigação, como se tivéssemos que decidir entre as duas visões do mundo, toda vez que para uns e outros as obras de Marx ou Freud deixaram de valer pela especificidade do fenômeno enfrentado, para que as razoes nos levassem a exclusão de um ou outro.

O exame de processos psíquicos beneficia-se do recurso ao seu tempo social, um recurso a maneira pela qual cada época organiza as relações dos homens com outros homens, com a cidade e também com a natureza. A psicologia social caracteriza-se não pela consideração do individuo, mas pela exigência de encontrar o homem no meio dos homens, a subjetividade como aparição singular das experiências, não o homem separado.

A humilhação social é um fenômeno histórico, crônica, longamente sofrida pelos pobres e seus ancestrais. Efeito da desigualdade política, indicando exclusão recorrente de uma classe inteira de homens para fora do âmbito da iniciativa e da palavra. A humilhação social conhece em seu mecanismo determinações econômicas e inconscientes, devemos propor-la como uma modalidade de angustia disparada pelo enigma da desigualdade de classes.

As reações sociais estão despersonalizadas refreando a solidariedade para o âmbito privado da família. O dinheiro é o principal fator das divisões de classes sociais, criando barreiras,fazendo com que os laços públicos percam suas qualidades concretas e humanas.

No campo publico, normas privatizantes ganham o caráter de hábito; consideração da necessidade do outro estão abaixo de qualquer coisa, refletindo diretamente na infra-estrutura do ser humano que passa a viver a margem da sociedade.

Exclusão social não se refere apenas a pobreza, mas também as outras largas causas e conseqüências, uma definição para exclusão social e “o que pode acontecer quando pessoas ou determinados grupos sociais sofrem de uma combinação de problemas ligados entre si, tais como desemprego, ignorância, baixa renda, problemas familiares entre muitos outros”.

Também conhecida como marginalização, exclusão social é um conceito usado em muitas partes do mundo para caracterizar uma contemporânea forma de desvantagem social e rebaixamento de um individuo para um status á margem da sociedade.

Numa sociedade cada vez mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com