TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Casos: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Nesta resenha estarei descrevendo sobre a leitura dos artigos: “Psicologia Social: uma especialidade da Psicologia?” “Novos caminhos, cooperação e solidariedade: a psicologia em empreendimentos solidários”; “Ocupações do movimento dos sem-teto e a psicologia do trabalho”.

O artigo Psicologia Social: uma especialidade da Psicologia? Questiona a decisão do conselho Federal de Psicologia em reconhecer a Psicologia Social como especialidade da Psicologia, sendo esse reconhecimento uma resposta aos profissionais psicólogos atuantes no campo das políticas públicas que tem procurado uma identidade profissional própria. Essa decisão ignora que a Psicologia Social constitui uma disciplina no campo das ciências sociais, a Psicologia Social ainda tem dificuldade de construir um campo profissional próprio, tornando essa decisão possível.O reconhecimento da Psicologia Social como especialidade da psicologia fortalece a tendência de se torna uma disciplina básica no currículo da Psicologia em vez de uma disciplina que contribua para a compreensão dos fenômenos coletivos. Nos alertas para a formação dos Psicólogos Sociais, está acontecendo menos formações pelo curso de sociologia e maior formação pelo curso de Psicologia, porém a grade curricular do curso de psicologia da maior ênfase a Psicologia experimental e clinica, o que é ensinado da Psicologia social é apenas para o individuo ter compreensão dos aspectos sociais do comportamento psicológico.

O artigo “Novos caminhos, cooperação e solidariedade: a psicologia em empreendimentos solidários” buscou novas possibilidades de atuação da Psicologia Social e do trabalho junto a organizações fundadas nos princípios de autogestão. Foi feito um levantamento acerca da economia solidária, autogestão, cooperativas, com a visão de novas possibilidades de atuação. A Psicologia Social voltada para o trabalho busca a compreensão da realidade social destes trabalhadores, identificando suas diferenças, igualdades, histórias, para uma melhor atuação da Psicologia nesse campo.

Em “Ocupações do movimento dos sem-teto e a psicologia do trabalho, deixa claro a ausência e precariedade de habitações, o movimento dos sem-teto lutam por meio de ocupações de prédios abandonados, encontram um lugar pra viver e ainda tem que lutar para uma permanência definitiva. O processo de exclusão em que vive a maior parte da sua população se reflete na ausência e na precariedade de habitações. Porém, muitas pessoas não ficam passivas nesse processo e lutam por meio das ocupações de prédios abandonados, realizadas pelo movimento dos sem-teto. Esses excluídos encontram um lugar para viver e, também, para exercitar uma forma de se organizarem para a batalha pela permanência definitiva no local.

A Psicologia Social tem papel muito importante, pois através do comportamento humano busca o sentido das interações das pessoas nos seu contexto, interação social. A Psicologia Social tem tido vários desdobramentos tais como os citados acima é uma ciência que ainda tem muito a contribuir a sociedade. Podemos perceber em nossas aulas através das leituras dos textos acerca do assunto, o quão amplo e diversificado ele é.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com