TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Trabalho Escolar: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 4

• 10. 4 – ESCOLAS DE PENSAMENTO: marco de desenvolvimento da Psicologia Moderna O termo escola de pensamento refere¬se a um grupo de psicólogos que se associam ideológica e, às vezes, geograficamente ao líder de um movimento. Geralmente os membros de uma escola trabalham em problemas comuns e compartilham uma orientação teórica ou sistemática. No curso da história da Psicologia, desenvolveram¬se diferentes escolas de pensamento, sendo cada qual um protesto efetivo contra o que a precedia. Cada posição procura deixar bem claro o que não é e como difere do sistema teórico antigo.

• 11. ESTRUTURALISMO O Estruturalismo é uma modalidade de pensar e um método de análise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas áreas das humanidades. De um modo geral, o estruturalismo procura explorar as inter¬relações (as "estruturas") através das quais o significado é produzido dentro de uma cultura. O estruturalismo define a psicologia como ciência da consciência ou da mente, definição herdada de Wundt. Mostra¬nos que a mente seria a soma dos processos mentais. O alemão Wilhelm Wundt foi o primeiro psicólogo a tornar a Psicologia autônoma em relação à Filosofia. Wilhelm Maximilian Wundt (1832 ¬ 1920)

• 12. Wundt (1832¬1920) e seus colegas eram chamados estruturalistas porque declaravam que as complexas experiências da mente eram verdadeiras “estruturas” construídas a partir de estados mentais simples. Trabalhavam sob a premissa de que o primeiro trabalho dos psicólogos era explorar a “estrutura” da consciência e Wundt com colegas desenvolver as leis de sua formação. Edward Titchener afirmava que cada totalidade psicológica compõe¬se de elementos. O objetivo da psicologia seria a tarefa de descobrir quais são os elementos mentais, o conteúdo e a maneira pela qual se estrutura. Titchener afirma que, embora o sistema nervoso não seja a causa da mente, pode ser usado para explicá¬la. Edward Titchener

• 13. Titchener considera que os elementos ou as unidades que compõem o conteúdo da mente são as sensações, as imagens, as afeições e os sentimentos. A primeira abordagem por eles adotada foi a análise introspectiva ou introspeccionismo (“olhar para dentro”). Usa-se a introspecção para chegar a eles, através de uma observação treinada e preparada para garantir os dois pontos essenciais de toda a observação: a atenção e o registro do fenômeno.

• 14. FUNCIONALISMO Surgiu aproximadamente 20 anos depois do Estruturalismo. A escola era formada por psicólogos que estavam descontentes com a ênfase estruturalista dos estados mentais. Em vez de perguntar “O que é consciência?” como faziam os estruturalistas, eles perguntavam: Willian James “Para que serve a consciência?”. Considera que o objetivo da Psicologia é o ajustamento do organismo às demandas do meio que vive. A Psicologia deve estudar as funções adaptativas do comportamento e dos processos mentais, e não somente sua estrutura e composição.

• 15. O principal interesse desta corrente teórica residia na utilidade dos processos mentais para o organismo, nas suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com