TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Artigo: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

SERVIÇO SOCIAL

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Marilene Mendes 398868

Renata Buoso da Cunha

Rosa leite da cunha

Tibini Martiniuk da Cunha 392514

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

PROFESSORA EAD: Helenrose Aparecida da Silva Pedroso Coelho

ATIBAIA-SP

01/09/2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO. ................................................................... 3

2 CULTURA, ANIMAL-HUMANA. ....................................... 4

2.1 CONFLITOS CULTURAIS. ...................................................... 5

INTRODUÇÃO

CULTURA, ANIMAL-HUMANA.

Segundo o autor da revista eletrônica de jornalismo cientifico por Daniel Blasioli Dentilio no tema “Nas Diferenças e Igualdades: linhas tênues separam seres humanos e animais”, o autor pontua vários conceitos de cultura, podendo ser dito também como tradições.

O autor ressalta que durante estudos, percebe-se que tradições entre grupos diferentes não surgem de influências genéticas e ambientais, e sim de influências dentro do grupo por algum membro que o inicia, e que a comunicação é um fator também.

O texto mostra que apesar das diferenças não há nada que possa separar cada grupo, qualificando cada um como superior ao outro, e que também os impeça de introduzir em outra sua cultura.

Comparando seres humanos e animais, o autor mostra que não há nada que separe um do outro, há não ser a inteligência e raciocínio, e reforça que cada um é uma espécie evolutiva, não separada por grupos como humanos e animais, não fazendo do homem algo superior a outras espécies e sim diferenciando cada um á ela, na sua evolução e no seu tempo, fazendo com que um ser não seja superior, melhor, ao outro.

O autor cita Eduardo Ottoni, na qual acredita que para cultivarmos um convívio de respeito seria “cultivarmos o entendimento das diferenças”.

Conclui-se que cultura é algo que se torna comum inserido por um grupo, onde pode ser passado a outros grupos semelhante, modificado e aperfeiçoado durante o tempo, como também ganha e perde valores comuns dentro de conceitos morais, mas há uma necessidade de respeito onde é essencial para que se mantenha a ordem civilizada de cada grupo em relação a outro.

Em uma análise do filme “Tropa de Elite” (2007), apresenta suas manifestações culturais das quais são várias:

Uma ONG contra a violência mantida dentro de uma comunidade, as festas continuas, o crime organizado, a corrupção de polícias, jovens de classe media- alta “usuários de drogas”, violência na formação de policiais, e um vocabulário pobre e sujo.

Analisando o filme em relação ao texto referente à revista eletrônica por Daniel Blasioli Dentilio, fica claro que durante a trama há um conflito de culturas entre o que é certo e normal no meio do grupo da comunidade da qual é retratado.

Estas manifestações são algo vivido no dia a dia de nossa realidade, da qual o autor do filme tropa de elite enfatiza durando seu roteiro de ficção; o morro é algo que é alvo da discriminação, pois sua historia passa a maior parte dentro dela, mostrando a guerra diária de policiais e traficantes no meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com