TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Monografias: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  2.646 Palavras (11 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL I

DISCENTES: ANDREA ARCANJA SILVA RIBEIRO RA: 439991

CARMEN IRIAS DUARTE CARDOSO RA: 419003

ELIETE DA SILVA CARDOSO RA: 432587

MARIA DAS GRAÇAS S. N CARVALHO RA: 419412

SHIRLEY DA SILVA GOMES RA: 420304

TITULO: HUMILHAÇÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE PÚBLICA

DOCENTE: HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO

JUAZEIRO- BAHIA, 26 DE ABRIL DE 2014

Humilhação Social

Verificamos que a desigualdade social é a principal responsável pelas humilhações as quais os trabalhadores, sobretudo os que compõem as camadas mais pobres da sociedade são expostos diariamente, e que vem sendo alvo de uma sociedade desigual.

Na visão do Regime Marxista, a questão da humilhação social busca a solução para os problemas de forma eficaz no âmbito social, ou seja, o homemem conjunto lutando coletivamente. Já para os seguidores de Freud, adeptos da Psicanálise, entendem que o dilema da Humilhação Social inicia internamente no próprio indivíduo, resultado de pressões sofridas inconscientemente.

Devemos entender que a humilhação social está diretamente ligada a questão da desigualdade de classes, sendo os seus resultados sentidos mais notadamente pelas camadas mais pobres da sociedade,constantemente expostos às mensagens de inferioridade social.

Ainda no texto em questão aprendemos sobre alguns sintomas da humilhação social como aqueles manifestos em ambientes públicos onde a pobreza é diretamente verificada e identificada com certos tipos de atividades. De um lado, o cidadão rico vê no pobre uma ameaça

À sua tranqüilidade e segurança, estranhando quando este se encontra fora de contexto esperado

Qual seja o de submissão e contentamento por recompensas mínimas. De outro,o cidadão empobrecido, quando eventualmente tem a oportunidade de gozar de certos privilégios normais aos mais ricos,são dotados de complexos de inferioridade e aceitam com facilidade serem diminuídos como se já fosse o comportamento esperado pelos demais.Esses fenômenos ocorrem diariamente em vários lugares,tais como cinemas,restaurantes,teatros,shoppings entre outros.

O homem pobre sente-se marginalizado e adota uma atitude passiva, temendo ser mal compreendido e em consequência, socialmente humilhado; enquanto que o homem rico, visando a preservação de seu patrimônio e poder de posição, evita se relacionar demasiadamente com os integrantes da classe baixa,sendo que os ricos que infringem tais regras, são vistos com desconfiança pela própria classe,tornando-se também alvos da humilhação social.Portanto, a humilhação social corresponde a um caso particularmente doloroso de angústia.

Um afeto mórbido derivado da exposição do homem pobre a mensagens de inferioridade social.

O sentimento da dignidade humana parece desfeito. Deixa de ser espontâneo. É preciso um esforço de atenção para conservá-lo. Um esforço nem sempre eficaz para o humilhado. O sentimento e a imaginação estão fincados numa situação real de espoliação econômica e aviltamento público.

A humilhação social corresponde a varias fases da vida humana, das classesfavorecida, expondo o ser humano a pressões de várias formas, com palavras,gestos e até o simples silêncio ou olhar nos faz voltar a regime de escravidão da era moderna, onde estamos presos em ciclos eternos que não se rompe,a mensagem de inferioridade social são dirigidas a todo instante. Traz a angustia e depressão profunda e ferida que não se fecham, são mensagens de inferioridade que nos faz pensar que a dignidade humana não tem valor. Os princípios do ser estão esquecidos diante de uma sociedade que trocou o seu bem estar social por desenvolvimento a qualquer custo trazendo invasões, rompendo culturas e causando seqüelas irreversíveis na nossa sociedade, onde o menos favorecidos pagam seus impostos, cumpre com o seu papel em sociedade.

Precisamos empreender esforços contra ações de humilhação social, a própria política exercida demonstra a fragilidade da nossa sociedade, regime assistencialista causando dependentes eterno de programassociais fracassados, onde o ser humano perdeu ou está perdendo o que tem de melhor, a sua auto estima e sua dignidade.

A humilhação social caminha com a desigualdade social que parece ter o poder de controle, como se o sujeito estivesse condenado a agir de acordo com o que a sociedade determina uma forma de dominação inconsciente.

A humilhação social não é geralmente uma experiência agradável, visto que diminui o ego, e não marca apenas este ou aquele sujeito mais susceptível, mas atinge de alguma forma, todos os integrantes de determinados grupos ou classes que vivem a realidade da dominação e recebe cotidianamente um sinal de rebaixamento moral, situação traumática que gera sofrimento e angústia, negação da própria condição de homem, assim é que o sujeito humilhado vivencia a situação de humilhação social, que também pode ser entendida como violência.

A Desigualdade e a Invisibilidade Social na Formação da Sociedade Brasileira

De acordo com o texto, o sociólogo Jessé Souza e o psicólogo Fernando Braga da Costa discute em suas obras a invisibilidade social brasileira.Para Jessé, através do seu livro “a invisibilidade desigualdade brasileira”, que o desenvolvimento de uma teoria social crítica faz parte de um longo projeto para explicar a modernidade e a elaboração de alternativa teórica em relação ao personalismo. Segundo ele,outros autores da classe sociologia brasileira como Sérgio Buarque de Hollanda, Raimundo Faoro e Roberto da Matta aotentarem construir em suas obras uma identidade nacional do povo brasileiro, recaem em uma “teoria emocional da ação” que embora exalte as qualidades desse povo,não aborda as principais causas da desigualdade no país.

Para Souza,os esquemas explicativos utilizados por eles,tendem a perder sua relação com qualquer realidade apartir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com