TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Artigos Científicos: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

INTERFERÊNCIA E CONFLITO

MAIO DE 2012

GURUPÍ-TO

PSICOLOGIA SOCIAL – INTERFERÊNCIA E CONFLITO

Desejos e crenças podem encontrar-se, na vida social, combinando-se ou dando lugar a conflitos interferência-combinação, a interferência-luta ou conflito. E o espetáculo social é toda uma historia de interferências, de lutas, de conflitos de varias naturezas Delgado de Carvalho, seguindo de perto Park e Burgess, Simmel e outros autores, resume, em sua Sociologia Aplicada, as varias modalidades de concorrência e conflito na vida social. A luta é um fenômeno universal, na biologia, na psicologia, na sociologia, na ’’luta pela vida‘’ (struggle for life) foi encontrar Dawin a base biológica da evolução das espécies e sua seleção natural, ’’Existir é lutar, viver é vencer’’ (F. Le Dantec).

Os instintos de agressão e de luta lançam os seres vivos uns contra os outros. Na vida humana, homo homini lúpus. Na vida social, também, com as suas oposições econômicas, políticas, etc. Gumplovicz faz do ‘’conflito dos grupos’’ a origem de todas as transformações sociais. A concorrência é um processo essencialmente social; é uma competição, na ordem econômica, é que os processos de concorrência se verificam em seus aspectos mais flagrantes; competições de mercados, pretensões, obrigações, direitos e deveres. O conflito é forma de interação que exige contato pessoal, consciente, intermitente e desperta, além do esforço, sentimentos mais profundos e emoções’’(Delgado de Carvalho).

As modalidades do conflito são: a luta corporal, o duelo, o litígio, os ódios hereditários, a guerra. Os conflitos sociais podem se dar em vários grupos, como por exemplo: O bando e a quadrilha, os grupos econômicos, na sociedade de classes, com as suas reivindicações sociais, as greves, a barricadas etc. A seita, grupo de conflito religioso, assinalável pelo caráter afetivo, emocional, a intolerância e o fanatismo das suas reivindicações; é um capitulo da psicologia das multidões, os grupos políticos ou partidos, os grupos étnicos, com os seus preconceitos de raças e as lutas violentas desencadeadas , os grupos nacionais, com seus interesses em conflito, econômicos e políticos.

O Conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbam a ação ou tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. As situações de conflito podem ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou informações desencontradas. O conflito, no entanto, pode ter efeitos positivos, em certos casos e circunstâncias, como fator motivacional da atividade criadora.

O conflito em algumas escolas da sociologia é enxergado como o desequilíbrio de forças do sistema social que deveria estar em repouso, isto é, equilibrado, quanto á forças que o compõe. Segundo esta teoria, não se enxerga mais o grupo como umas relações harmônicas entre órgãos, não suscetíveis de interferência externa. Os conflitos, para ter uma solução pacifica, devem ter todos os meios possíveis de negociação de controvérsias, estas, precisam ser executadas com diplomacia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com