TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Artigos Científicos: Psicologia Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas:

Questão 1)

Em primeiro lugar, se faz necessário definirmos de forma sucinta, o que entende-se por linguaguem: “A Linguagem, sistema simbólico dos grupos humanos, representa um salto qualitativo na evolução da espécie. É ela que fornece os conceitos, as formas de organização do real, a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. É por meio dela que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas e assim as sociedades e culturas diferentes produzem estruturas igualmente diferentes.” Ou seja, como a linguagem é o objeto de transmissão social e é adquirida através da imitação e é também através dela que o sujeito se constrói a medida em que a criança interage e dialoga com os membros mais maduros de sua cultura, aprende a usar a linguagem como instrumento do pensamento e como meio de comunicação.

Questão 2)

Como é sabido o homem se insere historicamente em um grupo social através da aquisição da linguagem. E é a linguagem o instrumento propulsor para o desenvolvimento das consciências de si e social. A consciência de si é a crítica que fazemos de nós mesmos enquanto pessoa, de nosso papel individual e social, a consciência social é a forma com a qual o homem lida com as regras que regem a sua vida e é o que organiza e dá sentido ao que é vivido coletivamente, ou seja, organizando e dando sentido à vida social ou ao viver em sociedade.

Porque são as ambas que vão nos dar os limites do que podemos ou não fazer ou não dentro do nosso convívio social, do que é permitido e não permitido. São elas que norteiam nossa conduta social, ou seja, elas nos permite ser um sujeito ativo, critico, participante e que provedor de mudanças sociais significativas.

Questão 3)

É por meio dela que representamos para o mundo o que somos, pensamos e agimos. Para isso podemos utilizar as diversas linguagens existentes:

Questão 4)

Os fatos sociais de nada têm de natural, eles são fabricados, provocados, impostos e culturais, porém se não formos educados de forma crítica e reflexiva, tendemos a naturalizá-los, ou aceitá-los sem questioná-los. Esta aceitação passiva, denominamos de alienação. Alienação é conceituada como: diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios.

A alienação afeta principalmente o homem do mundo moderno, em que as relações sociais se tornam cada vez mais determinadas por seu aspecto mercantil ou econômico-financeiro. Alienação é a condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com