TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Exames: Psicologia Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  2.625 Palavras (11 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de educação a distancia

POLO: Belém - 23201

CURSO: SERVIÇO SOCIAL - 3º SEMESTRE

DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL

Antonia de Brito Sampaio- RA: 380125

Kelly Lene Tapajós Conceição- RA: 357424

Marciléia Alencar de Moraes-RA: 366499

Patrícia Liane Tapajós Conceição- RA: 357422

Selma Maria Gonçalves Cruz- RA: 381857

TRABALHO:

HUMILHAÇÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE PUBLICA, NA IDENTIFICAÇÃO DESSES FENOMENOS NA VIDA COTIDIANA.

PROFESSOR (AD):

LINDOLFO A. MARTELLI

LOCAL: BELEM-PARÁ

2013

Introdução

Este trabalho foi produzido a partir das inquietações surgidas durante dos debates e discussões a cerca das problemáticas, desigualdade, humilhação e invisibilidade social, durante o estudo das bases da Psicologia Social e suas contribuições para a prática do Serviço Social, e sua intervenção interdisciplinar na busca da compreensão do sujeito e seus conflitos dentro de sua existência na sociedade.

Psicologia Social e Serviço Social

A psicologia é a ciência que tem como base o estudo do comportamento, sejam eles considerados conscientes que envolvem experiências, conhecimentos, pensamentos e ações intencionais, e, num plano não observável diretamente, o inconsciente. (Lane, 2006).

Neste sentido, é possível afirmar que a psicologia social, é a vertente da psicologia que estuda o comportamento do individuo dentro de seu contexto social. Corroborando a este pressuposto Silvia Lane (2006), discorre que:

O enfoque da Psicologia Social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. E isto acontece desde o momento em que nascemos, ou mesmo antes do nascimento, enquanto condições históricas que deram origem a uma família, a qual convive com certas pessoas, que sobrevivem trabalhando em determinadas atividades, as quais já influenciam na maneira de encarar e cuidar da gravidez e no que significa ter um filho.

Para a psicologia social, a influência sócio-histórica de um indivíduo, se dá através dos significados atribuídos por um grupo social no qual ele está inserido, por uma cultura que determina uma visão de mundo, um sistema de valores e conseqüentemente, ações, sentimentos e emoções decorrentes deste ambiente social.

A Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade. (Lane, 2006)

Apesar das influencias sociais exercidas sobre o individuo, este não é um agente passivo e receptivo do ambiente, mas o homem tem o poder e capacidade de transformar suas historia e modificar o ambiente.

A grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive (Lane, 2006)

Psicologia Social e Serviço social possuem o mesmo objeto central de estudo, o Homem, apesar de ambos se diferenciarem quanto ao foco da atuação, uma vez que a Psicologia foca na reintegração do individuo a sociedade a partir da mediação de seus conflitos em suas relações sociais, o Serviço Social, tem como objetivo fomentar este indivíduo como um ser de direitos e deveres e fazer com que este cidadão tenha conhecimento e acesso ao seu papel de cidadania através de seus direitos constitucionais assegurados.

Apesar de algumas divergências na construção das diretrizes epistemológicas, os dois saberes buscam a qualidade de vida deste individuo dentro da sociedade, por esta razão ambos os conhecimentos devem estar interligados e caminharem de forma interdisciplinar na busca do bem estar social do individuo enquanto cidadão.

A Interdisciplinaridade é o principio da máxima exploração das potencialidades de cada ciência, da compreensão e exploração de seus limites, mas acima de tudo, é o principio da diversidade e da criatividade (Etgues, 1993)

Nenhuma ciência de forma isolada é capaz de compreender o ser humano em sua totalidade, principalmente no que tange as novas problemáticas do homem, enquanto ser social. As questões sociais influenciam diretamente a vida do indivíduo, e este interfere no ambiente modificando-o e adaptando-o para sua sobrevivência, dentro das limitações sócio-ambientais e políticas do meio onde está inserido.

Para o Serviço Social, a interação com outras áreas é particularmente primordial, seria fatal manter-se isolado, ou fazer-se cativo, a interdisciplinaridade, enriquece e flexiona-o, (...). Isto significa romper os dogmatismos muitas vezes cultivamos no interior da profissão. (Rodrigues, 1995)

A interdisciplinaridade nos auxilia na compreensão e intervenção das várias problemáticas vividas pelo ser humano, entre elas destacam-se, humilhação social, desigualdade e invisibilidade social, temas que foram abordados e debatidos durante a construção desta ATPS.

Humilhação Social

A questão da humilhação social é uma problemática não apenas social, mas que interfere na vida do indivíduo em todos os seus aspectos, uma vez que é um processo que afeta o homem em sua relação com ambiente social, da mesma forma que o sujeito é influenciado por estas relações.

A humilhação social conhece, em seu mecanismo, determinações econômicas e inconscientes. Deveremos propô-la como uma modalidade de angústia disparada pelo enigma da desigualdade de classes. Como tal, trata-se de um fenômeno ao mesmo tempo psicológico e político. O humilhado atravessa uma situação de impedimento para sua humanidade, uma situação reconhecível nele mesmo – em seu corpo e gestos, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com