TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Artigo: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Artigo  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

O presente artigo visa abordar os aspectos e as causas principais das desigualdades sociais brasileiras e a formação dessas desigualdades na invisibilidade social, o artigo busca em si analisar os principais problemas causados por essa invisibilidade a partir do olhar de Jessé Souza e Fernando Braga buscando o amparo nas teorias da sociologia, e na psicologia, os pesquisadores segundo CARNEIRO também buscaram seu embasamento em bases empíricas que nortearam todo o percurso da pesquisa.

Segundo CARNEIRO, o sociólogo Jessé Souza busca revelar as reais causas das desigualdades na sociedade brasileira, desconstruindo obras que até então eram legitimadas no campo das ciências sociais, evidenciando um novo modelo teórico que explicite o Brasil e seu povo. É nesse sentido que SOUZA defende uma relação da história de vida desses sujeitos invisíveis com teorias sólidas, analisando de maneira gerá-los estudos sociais para compreender a constituição social dos brasileiros. Jessé também busca delinear os diversos fenômenos sociais e tornar claro o processo de modernização periférica de países como o Brasil, assim como o de outros países como o da América Latina. Compreendemos ainda que segundo Jessé a desigualdade social brasileira não deriva de seu processo de colonização, Mas sim do processo de modernização periférica exploratória, por si excludente, desigual que seleciona seus indivíduos e que as desigualdades sociais vão para além do comportamento dos sujeitos, das relações estabelecidas, do tratamento que é destinado aos pobres, invisíveis sociais, e não há como naturalizar esse processo, e sim buscar entende - lo e revelar o mesmo a partir de sua história, e dessa correlação entre os tempos.

Já a psicologia social para Costa se faz a parti da psicologia crítica é denominada pelo autor como psicologia como compromisso social, conseguimos compreender e relacionar todos os elementos trazidos por Carneiro anteriormente, de buscar entender a dinâmica que se dá em função da invisibilidade e suas justificativas, como a da experiência do Fernando Braga da Costa vestido de gari, ou seja , o uniforme usado por ele naquele momento legitimava as ações de exclusão e de invisibilidade social naquele recinto.

Assim a invisibilidade publica é entendida então para Costa como um fenômeno psicossocial, definida como o desaparecimento de um homem entre outros homens, sendo assim um resultado de histórico, sempre determinante no cotidiano dos indivíduos das classes pobres. E se isso permanece latente nos dias atuais, se dá em função do estabelecimento da manutenção desse sistema.

Essa analise nos permitiu entender que a sociologia e psicologia de mãos dadas nos possibilitam um olhar interdisciplinar que pode contribui em muito em nossos diferentes objetos de estudo enriquecendo e possibilitando novos saberes e novos olhares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com