TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Trabalho Universitário: Psicologia Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido

Aroldo Rodrigues

O que vem a ser Psicologia Social para Aroldo Rodrigues (para a escola Cognitivo Experimental)? O que é o social da Psicologia Social?

Para Aroldo Rodrigues a psicologia social busca estudar o homem em sociedade, ou seja, as manifestações mentais, os pensamentos, os condicionamentos e os comportamentos instigados ou movidos pela interação entre dois ou mais indivíduos ou pela expectativa dessa interação. O objetivo da psicologia social, portanto, seria identificar e estudar o individuo em interação, investigando os comportamentos provocados pela situação de interação social e seus efeitos instigadores, suas reações recíprocas, o poder social e como essa influência o individual e o grupo; de forma que a psicologia social permite ao psicólogo ter melhor compreensão do comportamento social humano e suas manifestações. Portanto, o termo social quando aplicado à psicologia social refere-se não à sociedade como um todo, mas sim ao individuo em sociedade, de forma que seria possível encontrar as “leis gerais” do comportamento social.

O que vem a ser a pesquisa experimental e qual sua utilidade, a partir do texto de Rodrigues? Dê um exemplo.

O método experimental é a principal forma de estudo da psicologia social cognitiva-experimental, trata-se de um método pelo qual se podem criar situações de interação social e, desta forma, estudar as reações, comportamentos e os fatores instigadores dos mesmos indivíduos em diferentes situações, permite ao psicólogo estudar as interações sociais do individuo com sua família, amigos, subordinados, chefes, entre outros, em situações geradas e controladas pelo psicólogo permitindo a esse estudar a percepção do individuo sobre o outro, seu comportamento, atitude, preconceitos e estereótipos. Partindo da experimentação a psicologia social (cognitiva-experimental) encontrar as leis gerais do comportamento social, encontrando a causa e o efeito das relações sociais estudando os efeitos gerados pelos comportamentos e os novos comportamentos gerados por esses efeitos. Podemos citar, como exemplo do emprego do método experimental em psicologia social, uma situação hipotética em que se deseja medir a disposição dos indivíduos a ajudar alguém que desmaia em uma sala, cria-se uma situação onde uma pessoa deve simular um desmaio em uma sala em que se encontra um pequeno grupo de pessoas e, desta forma, observação à disposição desses indivíduos, que não sabem que é apenas uma simulação de desmaio, em socorrer a pessoa desmaiada.

Como conhecemos as pessoas com quem entramos em contato?

O processo de conhecimento, ou seja, percepção do outro é influencia por nossas próprias verdades. Quando focalizamos alguém, primeiro a sentimos com nossos órgãos (a vemos, a ouvimos, etc.) e depois a percebemos de uma forma peculiar e particular, a percebemos de acordo com as nossas vivencias e memórias então não a vemos, mas sim a nós mesmos, nossas verdades, nossas atitudes, estereótipos, preconceitos, comportamentos e esquemas sociais. Um homem pode olhar para uma mulher com um vestido curto e dizer que ela é promiscua, mas ela pode não ser e para esse homem mulheres que usam vestidos curtos são promiscuas, essa é a sua verdade. Esse processo é a forma como conhecemos as pessoas com quem convivemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com