TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Artigo: Psicologia Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

Entre os debates da economia política estão as principais teorias econômicas. O liberalismo pressupõe como elemento principal a livre iniciativa e a liberdade de mercado e, segundo Adam Smith, a economia se autorregularia.

Com base na teoria estudada e na leitura do texto: “O modelo de estado brasileiro contemporâneo: um enfoque crítico”, disponível no link http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11257&revista_caderno=9 ,responda as perguntas que seguem:

Questão 1 (3,5 pontos)

O texto apresenta três modelos de Estado. Qual modelo caracteriza o Estado brasileiro? Justifique sua resposta de forma fundamentada em um texto de no mínimo 10 linhas.

De acordo com o texto, o modelo de Estado que se aplica ao Brasil, é o neoliberal.

Podemos exemplificar isto, podemos comparar trechos do texto com exemplos reais do país.

Pra começo, podemos citar a estabilização da moeda: O Real. Após sucessivas trocas monetárias, o Brasil adotou o real em 1º de julho de 1994, que, aliado à drástica queda das taxas de inflação, constituiu uma moeda estável para o país.

Outro exemplo, seria a privatização de estatais: A privatização no país começou na Era Vargas e se estendeu consideravelmente até o governo do Lula. Gostaria de destacar o Plano Collor, elaborado pela ex-ministra Zélia Cardoso. Se tratava de um modelo neoliberal de abertura às importações, privatização, modernização industrial e tecnológica. Foi considerado um dos maiores programas de privatização do mundo.

Questão 2 (3,5 pontos)

Leia o trecho abaixo, extraído do texto indicado para leitura:

“Há marcante contradição entre o neoliberalismo – que exclui, marginaliza – e a democracia, que supõe o acesso de um número cada vez maior de cidadãos aos bens sociais. Por isso dizemos que a racionalidade econômica do neoliberalismo já elegeu seu principal inimigo: o Estado Democrático de Direito”(GRAU, 2006, p. 57).

O texto afirma haver uma contradição entre a democracia e neoliberalismo. A partir da leitura feita e da teoria estudada, você concorda com o autor? Justifique sua resposta de forma fundamentada em um texto de no mínimo 10 linhas.

Na verdade existem mais de uma contradição. Nas pesquisas de internet que eu fiz, encontrei ideias distintas entre Hayek e Rousseau. Citarei dois assuntos:

Igualdade/desigualdade: Em uma explicação resumida, Rousseau visualiza os homens como essencialmente iguais, já Hayek vê na desigualdade humana a base da dinâmica social de uma ordem de mercado.

Rousseau distingue as desigualdades naturais ou físicas das morais ou políticas. Quanto às primeiras, seria inútil perguntar suas origens, posto que "a resposta estaria enunciada na simples enunciação da palavra" (ROUSSEAU, 1973: 241). Neste âmbito de desigualdades estariam incluídas a diferença de idades, da saúde, da força de um corpo e das qualidades do espírito e da alma.

HAYEK parte de pressuposto inteiramente diverso. Dando vazão a um darwinismo social expressamente assumido, defende que todas as desigualdades humanas sejam de ordem natural. Assim, as desigualdades sociais não podem e não devem ser combatidas por conta da intervenção social no mercado, através do Estado ou de outros sujeitos reguladores.

Democracia: essência ou contingência: Para Rousseau, a questão da liberdade não se limita a seus aspectos formais ou estritamente políticos, incluindo o aspecto das desigualdades sociais. A busca de legitimidade para a ordem social prende-se à análise da desigualdade entre os homens, e orienta-se no sentido de, identificando o soberano com o povo, tender a uma sociedade que seja capaz de combater estas mesmas desigualdades.

Hayek mantém a dicotomia entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com