TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Exames: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 4

Baixe perguntas psico social.rtf (6,4 KB)perguntas psico social.rtfBaixar

Baixar como zip

Perguntas sobre adicção :

1º) Onde atuam os psicólogos sociais?

Atuam em lugares onde existem coletivos de pessoas, isto é; instituições, movimentos sociais, comunidades, entre outros, são acionados para intervir na organização da vida em sociedade.

2º) Em que o psicólogo social se difere dos demais ramos da psicologia?

A diferença se concentra no foco, na perspectiva avaliativa da realidade pois aplicam a compreensão do conhecimento científico da dimensão subjetiva dos fenômenos coletivos, na construção de papéis e sua interação nos grupos do contexto social.

3º) Quais as metodologias usadas?

Toda e qualquer abordagem teórica disponível, no entanto, ele adere a metodologias com grupos pois o interesse primordial é a vida coletiva.

4º) Podemos atribuir a influência da mídia na propagação ao uso das drogas?

Relativamente sim, pois a influência da mídia fornece ou associam-se aos roteiros sociais que são estruturas mentais construídas a partir da padronização de cultura de massa, que vão modelar a maneira de agir e advém de nossa cultura. Apelar para tais roteiros sociais é comum, uma vez que precisamos ser norteados diante de uma situação nova de adaptação ou enfrentamento. Nas décadas de 60 a 70 os filmes e músicas de rock ovacionavam o uso de drogas e muitos jovens sucumbiram ao vício, o que hoje em dia foi alterado culturalmente e há muita mobilização contra seu uso retratando os efeitos nocivos e letais.

5º) Dê um exemplo de "efeito espectador"

A cantora Amy Winehouse foi um exemplo dos efeitos letais da droga, embora o mundo assistia em forma de espectadores passivos a sua morte diante das câmeras, sem nenhum tipo de assistência ou intervenção. Retrata o efeito espectador que é a tendência de um espectador é desmotivado a prestar auxílio se outros estiverem presentes e isso ocorre nos contextos familiares e sociais. Normalmente o adicto também em dado momento ser vítima dessa postura de indiferença da sociedade pois são marginalizados.

6º) O que a droga representa para o adicto?

A nossa cultura diz que é possível viver sem nenhuma dor e o adolescente é o escolhido para curtir a vida. A droga tornou-se um mecanismo de escape para sair, fugir, colorir a realidade. Segundo Freud é impossível enfrentar a realidade o tempo todo sem nenhum mecanismo de fuga podendo apelar para embriaguez, fantasias e vícios diversos mas o que no início era apenas um escapismo eventual estende seus tentáculos tornando a pessoa um escravo de um vício que começa como remédio e termina como um veneno altamente letal.

7º) Por que nossas crianças e adolescentes são presas fáceis para a adicção?

As crianças e adolescentes na atualidade tem pouca qualidade e conteúdo de vida interior, tem pouco tempo de óscio e fantasia, devido ao contexto social de violência onde nos condicionamos a uma vida por vezes reclusa em nossos lares tornando estes universo particular, onde não compartilhamos as riquezas da vida em grupo. Tais crianças logo irão recorrer a novas fontes de prazer imediato e buscar experiências subjetivas.

8º) Quando o uso da droga se torna um problema social?

Quando a droga deixa de ser um "objeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com