TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Exames: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 9

Psicologia Social

RESUMO: FILME – O HOMEM ELEFANTE

INTERLIGAÇÃO DA MATERIA

São José do Rio Preto

2014

Resumo do filme

Trabalho : Resumo – Interligação com a Matéria

Disciplina: Psicologia Social

São José do Rio Preto

2014

Súmario

Introdução...................................................................................................................04

Resumo do Filme.......................................................................................................05

Interligação da apostilha ( capítulo 4).........................................................................09

Conclusão...................................................................................................................11

Referência Bibliografica..............................................................................................12

Anexo.........................................................................................................................13

Introdução

O principal objetivo dessa comparação do filme com a abordagem preconceito, tem como visão colocar em questão a opinião ou um conceito formados por antecipação, geralmente com precipitação, destituíndo de análise mais profunda ou conhecimento de determinado assunto, pois o preconceito está geralmente relacionado com a ignorância, aqui vista como a ausência de conhecimento acerca de determinado assunto.

Outra abordagem colocada é o Estereótipo, a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas, como no caso do filme; O Homem Elefante que coloca em questão a pessoa na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida, sendo um grande motivador também da discriminação pela deformidade fisica. Ou em outras palavras é umato de cortar ou de separar a pessoa do convivio com a sociedade, ele recebe tratamento diferente e desigualdade em relação aos restantes.

Portanto queramos colocar como as principais relações em torno do preconceito, estereótipo e a discriminação são de caráter étnico, racial, sexual, político, religioso, nacional entre a sociedade e como podemos abordar na Psicologia Social.

Resumo do Filme: “ O Homem Elefante”.

Baseado em fatos reais, “O Homem Elefante” reconstitui a vida de um rapaz que nasceu com uma terrível deformidade física. No filme, John Merrick (John Hurt) sofre uma horrível deformação de nascença, provocada por uma doença rara. Seu rosto, horrivelmente desfigurado, manifesta traços de um elefante. Encurralado num cruel show itinerante e explorado como uma bizarra atração circense, Merrick sofre o tormento da exclusão da sociedade, até que um jovem cirurgião de nome Frederick Treves (Anthony Hopkins) resolve salvá-lo.

O filme "O Homem Elefante" de David Linch, conta a história real de John Merrick, jovem que viveu na Inglaterra do século XIX e possuia uma doença genética que deformou seu corpo. Na história, podemos distinguir perfeitamente o significado de conceitos como alteridade ou “relação com outro”, assim como etnocentrismo presente na relação das pessoas com John Merrick.

O filme tem muitas cenas marcantes e emocionantes, começando ela emoção do médico ao ver Merrick a sua frente. O seu entusiasmo é tão grande que ele paga um valor ao “proprietário” de Merrick (ele vivia em um circo e era apresentado como atração bizarra) para apresentá-lo aos colegas de medicina, mostrando a anatomia do jovem totalmente diferente da convencional e surpreendente .

Merrick para muitos era considerado uma aberração, mas o médico viu muito além de sua anatomia. Em um primeiro momento até o viu como um achado, mas ao conhecer quem realmente era Jonh Merrick, seu sentimento se transformou em respeito e adimiração pelo ser a sua frente.

A sua aparência não era bela, e desde pequeno sofreu as conseqüências do preconceito, o abandono seguido dos maus tratos de seu “proprietário” que o apresentava no circo como o “O Homem Elefante”.

“O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado”. Nesse sentido, pode-se perceber a própria aceitação por parte das pessoas e até dele próprio como "aberração de circo", em vez de ser aceito como ser humano.

Merrik era extremamente sensível e inteligente, mas como ele estava condenado a ser o "homem elefante" desde o seu nascimento, o próprio se reconhecia, mesmo com todo sofrimento, como um ser diferente, anormal e até como um “monstro”.

Podemos verificar com o filme que a cultura é introduzida na nossa sociedade de várias maneiras, e às vezes ela nos condiciona a reagir de forma negativa em relação ao “outro”. Aqueles que não se enquadram no "padrão culto da sociedade" ou comunidade, são alvos de preconceitos, conforme Kroeber “ A cultura mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e a justiça de suas realizações."(Kroeber,p48).

Um exemplo que justifica a afirmação dessa frase no filme seria o dono do Circo se dizer "dono" de Merrick, ou considerá-lo como um "ganha pão", devido a sua deformidade genética, por ele não ser considerado “normal”, dava o direito de propriedade a algum sujeito com fisionomia perfeita.

Por outro lado, vemos o comportamento do médico que busca ajudar Merrick. É comovente, a vontade e o esforço do médico em entender o que ele sentia, ou pensava naquele momento, "para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com