TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Dissertações: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Este trabalho é resultado de algumas reflexões e uma análise crítica sobre o filme Tropa de Elite de 2007, com direção de José Padilha, tendo como foco os modos como se constitui a visão de mundo do principal personagem, mais especificamente no modo como se constroem sua identidade de grupo e sobre a guerra urbana que ocorre no Rio de Janeiro, onde traficantes e policiais se misturam criando uma cultura da violência e corrupção, que está solidamente imiscuída na sociedade. É possível observar diversas manifestações culturais, tanto em meio à favela no esquema do tráfico quanto em meio ao esquema do batalhão da polícia, as duas realidades mais evidenciadas no filme.

O Batalhão de Operações Especiais, BOPE, foi criado em 1978, no Rio de Janeiro, é uma tropa de elite da polícia, treinada especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns, seu trabalho é baseado em estratégias e normas, em que os integrantes precisam interagir entre eles, para que o objetivo do grupo seja concluído com sucesso. O grupo possui uma experiência vasta, tanto individual quanto coletiva, trazendo para a sociedade e o cotidiano, a realidade de ambos os lados. Os dez mandamentos desse batalhão que busca essas habilidades nos integrantes e as aprimoram são: Agressividade controlada; Controle emocional; Disciplina consciente; Espírito de Corpo; Flexibilidade; Honestidade; Iniciativa; Lealdade; Liderança; Perseverança; e Versatilidade.

O filme relata contextos reais vividos pela população das favelas, onde moram pessoas desprovidas de Políticas Sociais necessárias para combater a exclusão sofrida pelos moradores, que tende a aumentar com o domínio das favelas por traficantes e milícias. Por um fim na violência, levar infraestruturas, garantir condições dignas de sobrevivência, enfim, fazer com que chegue até essas pessoas os Direitos Sociais que a maioria só ouve falar, mas que na prática esses direitos estão bem longe da sua realidade.

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. E estes são presentes no filme e os principais analisados foram: o conflito no ambiente familiar; conflito intergrupal, no qual se nota nas cenas em que ocorre o debate entre acadêmicos de direito que expõem seus pontos de vista em relação à força policial; o conflito intrapessoal, o que cada um de nós vive quando está perante motivações que são incompatíveis; na questão do confronto entre polícia e bandido; entre policiais corruptos e não corruptos; e na revolta da população para com a segurança pública.

A cultura é de extrema importância para todos os seres humanos, pois é a partir dela que são absorvidos os comportamentos para a sobrevivência tanto social quanto física. O ser humano está em contínua aprendizagem, desenvolvendo assim novas maneiras de agir e pensar diante das situações vivenciadas ao longo do tempo, sendo socializado conforme o meio cultural a qual pertence.

A mensagem passada pelo filme foi clara e objetiva, o grande empecilho é compreender que as atitudes e regras do BOPE, são necessárias em algumas situações, comparadas a outras são inadmissíveis, mas com a ajuda de outro profissional, talvez conseguissem manter a organização e controlar o caos.

Com base nas pesquisas realizadas, discussão e questionamento elaborado concordamos inteiramente com o Psicólogo Social Americano, Stanley Milgran (1974) que diz “a Psicologia Social deste século nos ensinou uma importante lição: usualmente não é o caráter de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com