TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social Controle Aversivo

Por:   •  24/5/2020  •  Resenha  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE PRINCESA DO OESTE

CURSO DE PSICOLOGIA

PROFESSOR(A): Keven

DISCIPLINA: Psicologia Social I

ALUNO (A): Antônia Nayana Assunção Maranhão

PSICOLOGIA SOCIAL I

CRATEÚS – CE

2020

Na segunda guerra propiciou o impulso da psicologia social, o objetivo com o tempo passou a ser compreender o sujeito humano e os fenômenos coletivos encarnados na história. Não existem modelos teóricos ou eventos concretos de fato que ilustre o surgimento da psicologia social, os seus princípios surgem em tantos lugares distintos que não se pode nem mesmo falar de uma origem única. A psicologia social se define como uma disciplina plural, e tal pluralidade irão acompanhar e determinar os passos de todo o seu desenvolvimento posterior. A sociedade não é vista mais como harmônica, mas sim como conflituosa e um conflito estrutural, por outro lado aproxima-se do método dialético com o rompimento da tradição dominante. O francês Moscovis é um grande representante da psicologia social com seus estudos sobre a representação social e suas minorias ativas. A psicologia social busca compreender a vida e suas experiencias, como o ser humano constrói seus sentidos. A psicologia social conseguiu se diferenciar e se tornar autônoma em relação às duas disciplinas que lhes serviram de matrizes: a psicologia e a sociologia. No diz respeito às contribuições da psicologia, observa-se que praticamente todos os sistemas psicológicos do início do século XX sugeriam alguma forma de conceber a psicologia social. A partir daí do século XX autores analisam esse processo e pontuam as principais correntes da Psicologia na Alemanha, como, a Psicologia da Gestalt, cuja influência se fez marcante na Psicologia Social, sendo Kurt Lewin seu principal representante.  O social é influenciada pelo individuo, estão em constante relação. Na perspectiva psicológica, a experimentação foi o método que foi facilmente assimilado, herdado da própria Psicologia que desde o início se inspirou nos métodos da física. Na perspectiva sociológica, influenciados pela Escola de Chicago, predominou o pragmatismo e os sociólogos não utilizavam os métodos da física, mas apenas a investigação naturalista da Biologia.

A necessidade de reconstruir a história da disciplina de tal maneira que nela fique refletido o pluralismo tanto teórico quanto epistemológico e metodológico que caracterizou e caracteriza a psicologia social, assim como a defesa do argumento de que a psicologia social é uma perspectiva que se foi constituindo tanto a partir dos enfoques psicológicos quanto sociológicos. A psicologia é exportada da Alemanha para os Estados Unidos como uma ciência natural. Entre as contribuições de reconhecimento histórico estão a criação na universidade de Leipzig, na Alemanha do primeiro laboratório para realizar experimentos na área da psicofisiologia, por esse fato e pela sua contribuição teórica, Wundt é considerado o pai da psicologia moderna.  Wundt desenvolveu a concepção do paralelismo psicofísico segundo qual fenômenos mentais correspondem a fenômenos orgânicos. Exemplo: Uma estimulação física, como uma picada de agulha na pele de um indivíduo teria uma correspondência na mente do mesmo.

Em 1879 foi o primeiro laboratório de Wundt, para ele a vida mental era fruto da experiencia e não de ideias inatas que os fenômenos mentais do presente se baseavam em experiencias passadas. Wundt alegava ser a sensação uma das formas básicas de experiencia.

A sensação surge sempre que um órgão do sentido é estimulado e os impulsos resultantes atingem o cérebro. O sentimento é outra forma da experiencia porque ele é o complemento subjetivo da sensação. Titchen foi aluno de Wundt por dois anos, na época ele foi criticado por só deixar homens participar das suas aulas. Sabemos que não devemos ignorar a ligação da psicologia com a filosofia, é bem abrangente e tem suas particularidades, porque foram em tempos diferentes e países diferentes que essa separação foi feita, causando desconforto e confronto ate os dias atuais, por isso ocasionou o manifesto dos filósofos, eles não gostavam da tomada de espaço deles pela psicologia, ou seja, a psicologia foi considerada como intrusa no espaço deles e desde então foi havendo esse rompimento, para Wundt a separação seria ruim para os dois lados por isso criticou as duas classes, ou seja ele por si só não foi responsável por essa separação.

 No início, foi marcada por uma relativa falta de consenso em relação a seu objeto de estudo, apesar do binômio indivíduo-sociedade haver ocupado com frequência o centro das preocupações dos psicólogos sociais; A ênfase maior dada ao indivíduo ou à sociedade vai originar duas modalidades: a P.S. Psicológica e a P.S.
Sociológica. Procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas. Já a Psicologia Social Sociológica tem como foco o estudo da experiência social que o indivíduo adquire a partir participação nos diferentes grupos sociais com os quais convive. Wilhelm Wundt (1832-1920) Percebendo as limitações da Psicologia experimental (base do nascimento da Psicologia como Ciência) para o estudo dos processos mentais superiores, Wundt propõe uma divisão: Psicologia Experimental: estudo dos processos mentais básicos; psicologiados povos: estudo dos processos mentais superiores.

  Psicologia dos Povos (Völkerpsychologie) Estudo dos processos mentais como produtos históricos e sociais e, portanto, não reduzíveis a uma psicologia individual; Importância atribuída à linguagem, tanto na formação da organização social como na explicação de todo o estado psicológico individual; Abertura para métodos não experimentais no estudo dos produtos da mente coletiva, como: linguagem, religião, costumes e mitos.

Na França, Emile Durkheim (1858-1917) publica o livro “Representações individuais e representações coletivas”, em 1898, onde desenvolve o conceito de representações coletivas, referindo-se a temas como a religião e o mito. Já a psicologia Social nos Estados Unidos.

Início do Século XX. Ascenção do behaviorismo, os psicólogos sociais progressivamente abandonam as explicações do comportamento social em termos de instintos, bem como o uso da introspecção, passando a adotar uma psicologia social eminentemente experimental e focada no indivíduo; A diferenciação entre a Psicologia Social Psicológica e sociológica se aprofunda; A Psicologia Social Psicológica se aproxima das ciências naturais e adota o método experimental como método central de investigação. Em 1924 é publicado o livro-texto de psicologia social de Allport, um dos principais psicólogos sociais behavioristas, ele definiu a Psicologia Social como a especialidade da Psicologia dedicada ao estudo do comportamento social, Allport teve uma influência decisiva no rápido desenvolvimento da experimentação em Psicologia Social, ele conduziu a psicologia social para bases individualistas no momento em que se consolidava como disciplina independente. Já na Europa nos anos 1940, psicólogos sociais desenvolvem trabalhos influenciados pelas ideias do Gestalt ismo. Na 2ª Guerra Mundial(1939–1945) na imigração de muitos cientistas para os Estados Unidos, fugindo do nazismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (68.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com