TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social I

Monografias: Psicologia Social I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  9.922 Palavras (40 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 40

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – PÓLO DE APARECIDA DE GOIÂNIA

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA SOCIAL I

3ª SÉRIE

Profa Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Aparecida de Goiânia

26 de abril de 2014

Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Psicologia Social I, no curso de Serviço Social a Distância, da Universidade Anhanguera – UNIDERP, com a Profa Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

PSICOLOGIA SOCIAL I

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1- HUMILHAÇÃO SOCIAL 4

2- DESIGUALDADE É A INVISIBILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA 5

3- HOMENS INVISÍVEIS 7

4- CONCLUSÃO 8

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 9

ANEXOS 10

INTRODUÇÃO

Após leitura dos textos sugeridos na ATPS de Psicologia, percebemos melhor o significado dos títulos atribuídos de cada texto dentro do contexto social. Constatamos situações que antes não havíamos observadas no nosso cotidiano com olhar critico e que hoje podemos analisar melhor a nossa realidade sobre as desigualdades social e cultural que leva caracterização da humilhação social em nossa sociedade, onde os direitos dos cidadãos não são respeitados, nem executados, que reconhece o fator econômico como determinante para essa desigualdade. O Sistema capitalista traz as mazelas desta sociedade excludente e marginalizada, tornando pessoas invisíveis por exercerem determinadas profissões consideradas pela classe dominante inferior, sem reconhecimento social e remuneração digna.

Os textos retratam uma visão critica a analítica de nossa sociedade por meios de relatos da pesquisa realizada pelos autores JESSÉ SOUZA e FERNANDO BRAGA tentando explicar a modernidade em a invisibilidade da desigualdade brasileira, que perdura em nosso meio desde a formação da sociedade, chegando à humilhação social, formada pela classe oprimida que estão as margens da sociedade, vivendo no seu mundo carregado de tristeza, frustrações e angustia por não possuir nenhum bem material e cultural com os quais sonha e acredita um dia conseguir.

E diz que A humilhação é crônica, efeito das desigualdades que caracteriza a invisibilidade social disseminada em nosso meio, embora nem sempre percebida no nosso dia-a-dia, mas, tão presente esse aspecto se faz na nossa rotina, tão impregnado no cotidiano que se quer lembramos em muitos momentos sendo um fator tão presente.

1 HUMILHAÇÃO SOCIAL

A relevância deste estudo-reflexão está em apresentar a importância da classe trabalhadora para a nossa sociedade, que contribuem trabalhando às vezes em situações de precariedade e vulnerabilidade, algumas profissões são vistas como inferior e que um membro da classe superior jamais realizaria, vivemos cercados de problemas sociais. Este é um problema que gera outros problemas para o cidadão, como humilhação, sentimento de inferioridade desrespeito para com a sua maneira de ver e viver com o mundo e consigo mesmo.•.

Nossas percepções da humilhação Social: seres humanos que sofrem vários constrangimentos, nascendo um sentimento de medo, fazendo se sentir menos, ou seja, inferior aos demais, tornando um "homem" recuado, que não exige seus direitos, não fazendo valer, pessoas que sofrem este tipo de humilhação transmite um olhar triste, por usar uniforme ou exercer certa profissão, observado no texto lido (ex. pedreiro). Podemos listar situações de humilhação social como: assédio moral no trabalho, questão de doença (atestado), tratar o ser humano como objeto, etc.

Segundo Gonçalves Filho (2004), a humilhação social atinge de tal forma determinados grupos e classes que pode ser considerada como traumática.

Diz os estudiosos da área, que dentro da psicologia social a um meio para intervir nesta triste questão, a afetividade, onde se unirmos as nossas forças em busca de melhores condições de vida colocando em primeiro e único lugar o bem-estar dos seres humanos, independente de sua classe, cor ou raça, com a consciência, que todos temos os mesmos valores, assim poderemos chegar a uma sociedade com mais igualdade e respeito.

2 DESIGUALDADE É A INVISIBILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Todos eles relatam em seus estudos a análise sobre as desigualdades e as invisibilidades sociais, que vem desde o inicio da formação da sociedade brasileira até os dias atuais. É importante ressaltarmos que para entendermos o que é invisibilidade social ou desigualdade social enfrentada por trabalhadores cuja profissão é pessoas excluídas que oferece “apenas” o corpo como ferramenta de trabalho, segundo o autor Costa (2004), não devemos ficar só na teoria e sim conhecer na prática, vivenciar o trabalho bruto em condições precárias, e com isso teremos uma postura critica da desigualdade e invisibilidade social brasileira.

A sociologia de Jessé Souza (2006) parece traçar uma crítica muito dura, e seu trabalho rema contra a maré de idéias na tentativa de mostrar qual a verdadeira origem desta sociedade Brasileira, segundo Ava da silva Carvalho Carneiro, o que o autor (Souza, 2000) quer não é causar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com