TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social No Brasil

Trabalho Universitário: Psicologia Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia Social no Brasil

A Psicologia Social aparece em 1908, com a publicação de “Social Psychology” de Edward Ross e "An Introduction to Social Psychology" de William McDougall. Ross, de orientação sociológica, fazia referência a conceitos como mente coletiva, costumes sociais, opiniões sociais e conflitos. McDougall referia que as características sociais e o comportamento se baseavam na natureza biológica, ideia em que a psicologia social se apoiou em seu desenvolvimento.

Raimundo Nina Rodrigues nasceu no Maranhão, em 1862 e formou-se em Medicina na Bahia, em 1886. Entre as várias obras publicadas, destaca-se "As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil" de 1894, onde afirma que a diferença entre os povos civilizados e bárbaros é baseada em uma organização cerebral herdada.

Na década de 1930 surgiram os primeiros cursos superiores em Psicologia Social. Cabendo a Raul Carlos Briquet o pioneirismo docente. Médico, nascido em São Paulo em 1887, ele foi responsável pela cadeira de Psicologia Social na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo. Desse curso resultou uma publicação do primeiro livro acadêmico em Psicologia Social, editado em 1953.

Entre suas obras, merece destaque "Dinâmica de Grupo e Desenvolvimento em Relações Humanas" (1967) e a partir dessa obra ele desenvolveu, com colegas, a técnica de Desenvolvimento das Relações Humanas (DRH).

Assim, foram criados órgãos como o "Conselho Nacional de Pesquisas" (CNPQ) em 1951, "Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário" (CAPES) em 1954 e o "Serviço de Educação de Adultos", em 1957.

Outro fato marcante nesse período foi a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, pela Lei n° 5.766 de 20/12/1971. Assim, conforme Bomfim, (2003a)," Essa lei complementava a Lei 4.119 de 1962 que veio regulamentaria profissão de psicólogo. Com a instalação dos conselhos de psicologia, foram criadas melhores condições para definição da área e do exercício profissional.

Nesse período, a Psicologia Social no Brasil, de acordo com Bomfim (2003a), buscou autonomia científica, por um conjunto de atividades: crescimento expressivo da produção publicada, detalhamento das temáticas anteriormente abordadas (educação, saúde, comunidade, trabalho, etc), inclusão de outras (representações sociais, relações de gênero, movimentos sociais. etc.

Essa visão, motivada depois da “crise” provocou mudanças idéias, que se materializavam pela ação de profissionais e investigadores na luta por se manter e sobreviver em resistência aos clássicos modelos importados dos centros hegemônicos de produção científica, o que no caso específico nosso apresentou-se diferente das múltiplas demandas impostas pelas condições sociais brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com