TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

50 Anos de Psicologia no Brasil: A Construção Social de uma Profissão

Por:   •  3/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO: PSICOLOGIA

DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO BASICO I

PROFESSORA: LIHANA MARIA BOMFIM

50 Anos de Psicologia no Brasil: A Construção Social de uma Profissão

 

MARIA DE FATIMA GUIMARÃES G. CAETANO        MAT: 201501226835

FORTALEZA – CEARÁ

2018

O artigo fala sobre os cinquenta anos da profissão baseado em sua construção social, mas a psicologia no Brasil é centenária apesar dos registros estarem datados em 1962. É defendido que havia um saber psicológico antes da psicologia cientifica como elaborada na Europa, havia entre os tupis guaranis que tratavam da compreensão pela subjetividade dos povos que habitavam antes da ocupação dos portugueses.

Os nativos não tinham acesso ao estudo porque não havia faculdade em solo brasileiro e assim o analfabetismo alcançou 70%. Porém três homens conseguiram escapar e são históricos, o primeiro deles é José da Silva Lisboa, o visconde de Cairu, que era filho de um construtor vindo de Portugal para Salvador e que foi estudar na universidade de Coimbra. O segundo foi Hipólito José da Costa, filho de militar e foi enviado para Portugal sendo que não voltou mais para o Brasil, porém é o fundador do primeiro jornal. O terceiro foi José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como patriarca da independência do Brasil, também estudou em Coimbra onde teve seu desenvolvimento de carreira e viajou estudando em vários países da Europa.

Um conservador e dois liberais que tiveram importância na mudança de um novo governo, o governo brasileiro. Toda a informação demorou a chegar por ser colônia, as riquezas do Brasil foram retiradas e entregues aos Europeus, mas as coisas mudaram na revolução de 1930. Com o desenvolvimento do Brasil houve a necessidade das profissões no que denominava de ocupação, devido ao desenvolvimento de famílias nobres passou a exigir um padrão mais sofisticado de vida e foi preciso trazer artesãos especializados em construção de Portugal, onde profissionalizou os nativos e assim nasceu as profissões nesses povos.

Ocasionando as profissões de formação universitária de ‘’profissão liberal’’ e as que não necessitavam de formação acadêmica foram designadas de ocupação.

        Em 1838 não tinha mercado para os profissionais liberais como os médicos, engenheiros e advogados porque não havia cidadãos para pagar porque a população era de pobres e escravos, somente a partir de 1870 é que a história se transforma e essas profissões conquistam o mercado devido as melhorias urbanas instaladas no Rio de Janeiro, assim passaram a ter destaque e se consolidaram até hoje.

O desenvolvimento da psicologia como profissão e ciência se deu principalmente a organização de campo universitário. As profissões adquirem prestigio social de acordo com a necessidade do povo, mesmo sem ser regulamentado uma profissão ainda assim é uma profissão. O Brasil foi um dos pioneiros na regulamentação da Psicologia, uma hipótese para isso talvez tenha sido por conta da tradição cartorialista e uma dose de oportunismo de psicólogos interessados em estabelecer um mercado.

A partir de 1970 o número de psicólogos formados aumentou consideravelmente. O Brasil tem um número expressivo de profissionais psicólogos e talvez seja um dos países com o maior número destes profissionais no mundo. Somente no ano de 2012 haviam 216 mil psicólogos inscritos no Sistema Conselhos de Psicologia, o CRP e é possível que mais 100 mil tenha se formado, mas não está registrado em algum conselho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com