TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social O Que é Etnocentrismo ?

Por:   •  3/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA SOCIAL 1

Aluna: Gilcelaine Aparecida Rodrigues Diniz

Mat:201903446023

  1. O que é etnocentrismo ?

R: O etnocentrismo na Psicologia Social é o desenvolvimento de conceitos a partir de uma determinada tradição cultural e no estudo de temas que são particulares da dita sociedade. Deve-se procurar sempre ser mobilizado pela expectativas dos membros da sua sociedade.

A psicologia Social é o centro e possui o auxilio de várias outras ciências.

  1. O que é a-historicismo ?

R: É uma das principais características da Psicologia Social .Para o historicismo, todo comportamento deve ser revisado e entendido à luz de processos históricos de formação. Quando retiramos da história os fenomenos que estudamos, eles passam a ser em categorias irremediáveis e imutáveis.Para o a-historicismo, o modo de realizar pesquisas deve fixar o objetivo principal na influência de estímulos e situações imediatas, relacionados diretamente com as manifestações comportamentais observadas.

Em outras palavras, a preocupação do psicólogo social não é tanto a origem dos comportamentos apresentados, mas a sua correlação com circunstâncias observáveis.

Uma vez entendida a forma de trabalho e a maneira que a Psicologia Social tem de se aproximar ao seu objeto de estudo, ressaltaremos a variedade de aplicações e campos de trabalho desta ciência.

  1. O que é pragmatismo ?

R: É aplicar as descobertas científicas à problemas específicos de ordem prática, é se pautar no uso prático de uma ideia, sustentar o significado de um conceito nas consequências práticas, concebíveis de sua aplicação.

  1. Qual a importância da interação social para psicologia social ?

R: A interação é importante pois nós somos dependentes um dos outros, não somos ilhas. Os fatores sociais podem influenciar os processos básicos e consequentemente os comportamentos sociais. Em que medida nós pensamos e em qual somos pensados. Podemos perceber como pensamos e como somos influenciados na maneira de pensar quando estamos desenvolvendo interações.

Quando há interação somos marcados e modificados por pessoas e encontros , tanto físico quanto virtual, e assim desenvolvemos nosso pensamento coletivo e também social, desenvolvendo nossa cognição. A psicologia social ocupa um espaço de interseção entre o ser humano, propriamente dito,e o ambiente que o circunda

  1.  O que especifica a psicologia social ?

R: Ela procura conduzir teoria e métodos de maneira peculiar e específica , explicando de que maneira os fatores sociais influenciam os fatores psicológicos básicos ( cognição, pensamento, linguagem, memória , percepção , aprendizagem e etc). A psicologia social se interessa em como se formam nossas habilidades, nossas aptidões, escolhas e comportamento.

Os psicólogos sociais estudam o processo cognitivo pelo qual formamos impressões sobre nós mesmos, em relação ao mundo social, onde vivemos, assim como sobre o ambiente social ao qual pertencemos, a impossibilidade de pensar um sujeito fora da sociedade e isolado do seu meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (25.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com