Psicologia Social e os Contos de Fadas
Por: Bellbitt2025 • 18/10/2025 • Resenha • 1.722 Palavras (7 Páginas) • 9 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ICH GRADUAÇÃO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA CAMPUS PARAÍSO - NOTURNO
BERNARDETE BITENCOURT DE OLIVEIRA (TURMA PS3P68 / RA G948998) CARLOS MANOEL DOS SANTOS JÚNIOR (TURMA PS3P68 / RA G909380) EDUARDO FRANCO FARIAS DE SÁ (TURMA PS3P68 / RA R0649G8)
ERICA CRISTINA DA SILVA SILVEIRA (TURMA PS3P68 / RA G97EFF1) FELLIPE RIBEIRO ALMEIDA (TURMA PS3P68 / RA R063CD3)
KATE STORTI MANCUSO (TURMA PS3Q68 / RA G985621)
RAFAELA FELINO SARAIVA (TURMA PS3Q68 / RA G95HAC9)
VANESSA BARBOSA DOS SANTOS (TURMA PS3P68 / RA G698061)
A PSICOLOGIA SOCIAL E OS CONTOS DE FADA
SÃO PAULO 2025
BERNARDETE BITENCOURT DE OLIVEIRA (TURMA PS3P68 / RA G948998) CARLOS MANOEL DOS SANTOS JÚNIOR (TURMA PS3P68 / RA G909380) EDUARDO FRANCO FARIAS DE SÁ (TURMA PS3P68 / RA R0649G8)
ERICA CRISTINA DA SILVA SILVEIRA (TURMA PS3P68 / RA G97EFF1) FELLIPE RIBEIRO ALMEIDA (TURMA PS3P68 / RA R063CD3) KATE STORTI MANCUSO (TURMA PS3Q68 / RA G985621)
RAFAELA FELINO SARAIVA (TURMA PS3Q68 / RA G95HAC9) VANESSA BARBOSA DOS SANTOS (TURMA PS3P68 / RA G698061)
A PSICOLOGIA SOCIAL E OS CONTOS DE FADA
Trabalho da APS para a disciplina de Psicologia Social.
Orientadora: Professora Najla Mahmoud Kamel.
SÃO PAULO 2025
RESUMO
Este presente trabalho trata sobre a análise crítica da versão cinematográfica de 2025 do conto Branca de Neve, analisada sob a perspectiva da Teoria da ideologia de Marilena Chauí (livro “O Que É Ideologia”) e sob a obra “Conceitos de Representações Sociais” de Serge Moscovici. Seus eixos teóricos são, portanto, a naturalização do poder dominante, os mecanismos de reprodução ideológica e a objetificação de estruturas sociais.
A perspectiva teórica de Chauí trás a Rainha como dispositivo de controle utilizando o espelho mágico como símbolo de vigilância das relações sociais e a mineração dos setes anões representando a exploração laboral sob a justificativa aristotélica de “causa final”. Nessa versão 2025 do longa metragem, a princesa Branca de Neve apresenta contradições utilizando ferramentas de sua antagonista para fins de resistência, isolando-se de seu povo durante o confronto e evitando ação coletiva contra o poder.
As “Representações Sociais” do pensamento Moscoviciano podem ser compreendidas no espelho mágico da rainha, como entidade concreta de poder e nos sete anões como metáfora de precarização do trabalho. O conceito de “Ancoragem” de Moscovici também aparece na integração do espelho mágico como instrumento adicional de controle social na estrutura monárquica tradicional.
SUMÁRIO
- RESUMO 3
- SUMÁRIO 4
- INTRODUÇÃO 5
- DESENVOLVIMENTO 6
- Branca de Neve 2025 à luz dos conceitos de "O Que É Ideologia" de Marilena Chauí. 6
- Branca de Neve 2025 à Luz das Representações Sociais de Moscovici 7
- CONCLUSÃO 8
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......11
INTRODUÇÃO
A disciplina Psicologia Social trouxe como proposta a análise de um conto de fadas sob a perspectiva social. A partir dessa proposta, o grupo escolheu a obra “Branca de Neve”, filme de longa metragem lançado em 2025.
Os elementos do filme serão aqui analisados sob a perspectiva ideológica da autora Marilena Chauí em sua obra “O Que É Ideologia” e também apresenta uma análise crítica das representações sociais à luz do autor Serge Moscovici em sua obra “Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social”. Portanto, o foco da análise do conto de fada traz como referenciais teóricos não somente a protagonista e homônima personagem Branca de Neve, mas também a representação do poder através da figura da Rainha, além dos Sete Anões ilustrando a exploração laboral na mineração.
DESENVOLVIMENTO
Branca de Neve 2025 à luz dos conceitos de "O Que É Ideologia" de Marilena Chauí.
Lançado pela primeira vez em 1937, o filme "Branca de Neve" traz em 2025 uma versão mais moderna da história clássica apresentando elementos ideológicos presentes na teoria aristotélica das quatro causas, discutida por Marilena Chauí em sua obra acima citada onde aborda ideologia como um sistema de ideias que mascara relações sociais de poder numa sociedade escravagista.
A análise dos personagens, conflitos e temas do filme à luz dos conceitos de Chauí, mostra uma rainha representando a naturalização do poder dominante refletido nas estruturas sociais mesmo após sua aparente derrota. Ao contrário da versão original do conto clássico de 1937, onde a Rainha morre ao cair do penhasco, na versão de 2025 a rainha é presa em seu espelho mágico, sua própria criação, o que possibilita entender o “espelho” como um instrumento de vigilância das relações sociais no qual o poder ainda se manifesta.
A alienação e o fetichismo da mercadoria, temas que Chauí também aborda, podem ser encontrados nas figuras dos sete anões, mostrados no filme, como trabalhadores explorados na mineração ou a subordinação do trabalho escravo à "causa final" dos senhores, como preconiza Aristóteles.
A princesa Branca de Neve, no centro do processo da perda do reino, ora se conformando a normas e regras, ora resistindo a elas, mostra como a sociedade se relaciona com a ideologia dominante. Outro ponto de análise que se destaca no comportamento da herdeira do trono e considerando os conceitos de Chauí é sua incoerência na insurreição quando, ao reivindicar seu reino, utiliza o mesmo método da rainha. Na versão anterior do filme, Branca de Neve obtém aliados de seu povo e com eles vai ao confronto em busca do reino e dignidade perdidos.
...