TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia chefia

Seminário: Psicologia chefia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Seminário  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: Administração ATIVIDADE:

Aula 03 e aula 04

Aluno:

RGM:

Polo:

Disciplina: Psicologia Aplicada ANO LETIVO:

2013

DATA PARA ENTREGA: 25 /10/2013 Valor das duas

Atividades = 2,5

QUERIDO ALUNO(A)

Envie suas atividades das aulas 3 e 4 por meio do portfólio 3

QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO

SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.

POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.

USE O ESPAÇO FORUM PARA POSTAREM SUAS DÚVIDAS. OBRIGADA!

PROF.ª M.SC. SILVIA MARA PAGLIUZO MURAKI.

ATIVIDADES DA AULA 03

(A) Liderar é necessário conhecer a natureza humana e saber conduzir e influenciar as pessoas. A influência é uma força psicológica, uma transação interpessoal, na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento de outra de maneira intencional.Desta forma há de se compreender que esta capacidade de realização de desejos e sonhos, é considerada também como uma força capaz de conduzir o indivíduo ao alcance de seus ideais. Daí a importância de correlacionar liderança e poder.

Considerando a afirmativa acima, explique a relação entre liderança e poder. (de 4 a 8 linhas),

A liderança é uma competência de caráter relacional, pressupõe uma relação entre duas ou mais pessoas fundamentada no exercício da influencia. A regra é despertar o desejo, o interesse e o entusiasmo no outro a fim de que adote comportamentos ou cumpra tarefas. O poder é exercício da liderança. Em verdade, inexiste isoladamente, pois o que encontramos são relações de poder é exercício por um líder.

Em verdade, o mais indicado é que um líder siba como, onde e quando exercer seu poder de acordo com o perfil do subordinado, das circunstancias e de seus objetivos.

2-Para, Chiavenato (2000), liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana, utilizada para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Chiavenato ( 2000),ainda, relata que as teorias sobre liderança podem ser classificadas em três grupos:

(B) Disserte sobre as teorias de liderança, apresentadas nesta aula.

Traços da personalidade. Segundo esta teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função. Sendo capaz de literalmente atingir os demais.

Estilos de liderança. Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Esse estilo integra diretamente como será o estilo do comportamento perante aos seus subordinados (conduta).

Situações de liderança. Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação. Parte do pressuposto de um sentido amplo, onde não existe apenas um único estilo de liderar, é adequar perante as características da situação e dos subordinados.

ATIVIDADES DA AULA 04

1. A Psicologia social estuda as manifestações comportamentais apresentadas pela interação de um indivíduo com os outros , ou a simples expectativa dessa interação, descrevendo o indivíduo no conjunto de suas relações sociais (BOCK, 2002, s/p ),também estuda a influência dos fatores situacionais no comportamento do indivíduo frente ao estimulo social.

Nesse sentido explique:

(A) Papeis sociais e grupos sociais.

Papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com