TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Educação

Projeto de pesquisa: Psicologia da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 11

Curso de Pedagogia - 2°semestre

Psicologia da Educação

Valinhos, 07 de Outubro de 2013

Introdução:

O presente trabalho será abordado alguns teóricos da psicologia que de forma relevante deram sua contribuição para a educação. Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wellon e Lev. S. Vygotsky, são esses grandes pensadores que nesta ordem, vão compor as quatro parte de nosso trabalho, onde terá citações de suas teorias, que de forma geral nos apresentam como acontece o desenvolvimento humano em seus variavéis aspectos.

Relevância da Teoria Sigmund Freud para psicologia na educação:

Nascido em 1856 em Frei Berg. Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise, estudou medicina e desde então se especializou em neurologia.

De acordo com Freud, a contribuição na área social e pedagógica esta relacionada com o desenvolvimento humano do aparelho psíquico.

Através das reflexões feitas, pois Freud, entendemos que enquanto educador se processa em nossos educando, o desenvolvimento mental e emocional constitui-se em um todo razão e emoção.

As maiores contribuições da psicanálise com a educação através dos estudos é do funcionamento do aparelho psíquico e dos processos mentais onde ocorrem a aprendizagem.

Segundo Freud, os estudos psicanalíticos devem direcionar-se mais a auxiliar o educador na difícil tarefa de educar, missão quase impossível de ser realizada, pois o ser humano vive numa constante luta entre suas forças internas regidas pelo principio do prazer e as forças externas que impõem juízos de valor sobre esses desejos, o educador precisa ajudar o educando a buscar esse equilíbrio na construção do eu (ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz.

A teoria de Freud destaca a importância da relação entre professor e aluno, é necessário que o professor saiba sintonizar-se emocionalmente com seus alunos pois depende muito desse relacionamento estabelecer um clima favorável à aprendizagem os estudos psicanalíticos revelam que o ser humano transfere situações vivenciadas anteriormente como demonstra resistências a experiência uma vez reprimidas.

As teorias de Freud deveriam ser aplicadas na educação, é preciso revê-las para entender como se processa o desenvolvimento do aluno tanto emocional quanto mental. Ainda temos uma educação que infelizmente trata os alunos como iguais, usando metodologias que ignoram as diferenças, e muitas vezes os professores não conseguem avaliar profundamente os porquês de determinados fracassos escolares que certamente estão ligados a problemas emocionais.

Freud acreditava que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas neuróticos seria oferecer uma educação que respondesse os questionamentos de uma criança na medida em que eles fossem surgindo, ele percebia como os sintomas neuróticos poderiam resultar em certas inibições. A pura liberdade não educa, e não cria indivíduos saudáveis, pelo contrario; cria inadaptáveis que acreditam que o mundo gira em torno de si e que nada existe além de suas necessidades individuais. Neste sistema de pensamento pode compreender que a educação não ocorre sem estar vinculada à repressão que a educação relaciona-se com a questão do controle dos impulsos através do processo civilizatório.

Relevância da teoria de Jean Piaget para a psicologia na educação

Jean Piaget Psicólogo e Biólogo nascido na Suíça no dia 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980.

Foi pioneiro no estudo da inteligência infantil e ainda jovem iniciou suas pesquisas e interessou-se pelo estudo do conhecimento, passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio, e foi um investigador mais influenciado do século xx na área da psicologia do desenvolvimento. Seus estudos tiveram em grande impacto sobre os campos da psicologia e pedagogia. .Sua produção continua de pesquisa pelo rigor científico teve grandes implicações de suas práticas no campo da educação.

Neste presente trabalho, vamos citar algumas teorias de Piaget:

Teoria do desenvolvimento cognitivo: que é classificado o desenvolvimento em quatro períodos, onde Piaget afirmava que todo ser humano vivência todas as fases na mesma sequencia, porém o inicio e o término de cada período sofre variações devida a decorrência individuais de natureza biológica ou do meio ambiente em que o individuo esta presente, dependendo de fatores educacionais sociais, segundo Piaget essa divisão em faixa etária é uma referência, não uma norma rígida.

Os quatros período são:

1º Período: Sensório-motor (0 - 2 anos)

2º Período: Pré-Operatório (2 - 7 anos)

3º Período: Operações-Concretas (7 – 11 anos ou 12 anos)

4º Período: Operações-Formais (11 – 12 anos em diante).

Teoria de Piaget no desenvolvimento da inteligência

Formado em biologia, o Suíço Jean Piaget interessou-se por pesquisar o desenvolvimento do conhecimento dos seres humanos. A epistemologia genética é o nome dado a sua ciência, que é a denominação do estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.

Segundo Piaget a inteligência é o mecanismo da adaptação do organismo a uma situação nova e implica a construção continua de novas estruturas, a inteligência humana pode ser exercitada, buscando um aperfeiçoamento de potencialidades que evolui.

O comportamento dos seres vivos não é inato e nem resultado de condicionamentos, para Piaget o comportamento é construído numa interação entre meio e individuo, onde da se o nome de interacionista.

Piaget com sua teoria interacionista deixa base que a educação deve oferecer a criança a descoberta e construção do conhecimento através de atividades desafiadora.

Através da divisão por etapas no desenvolvimento que Piaget fez deixa claro que para um trabalho mais eficaz no ponto de vista pedagógico esta divisão precisa ser respeitada. Para Piaget o professor precisa assumir o papel importante, porque ele vai ser o mediador para construir o conhecimento, criando espaços, e disponibilizando materiais.

Piaget não deixou método de ensino, mas para a educação deixou a visão que os objetivos pedagógicos devem estar no aluno, e a aprendizagem é um processo construído internamente e conflitos são visto como forma importante para o desenvolvimento da aprendizagem.

Relevância da Teoria de Henri Wallon para psicologia na educação:

Seu nome era Henri Paul Hyacinthe Wallon, foi um Filósofo, Médico, Psicólogo e Político, Francês e Marxista Convicto nascido dia 15 de Junho de 1879, em Paris França, Faleceu no Dia 01 de Dezembro de 1962.

Wallon atuou como Médico na 1º Guerra Mundial (1914-1918) prestando trabalho em ajudar pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança.

Depois de alguns anos, se formou em professor onde apoiou grandes mudanças no Ensino na França e naquela época no ano de 1964 foi nomeado a Presidente.

Em 1962 Wallon dedicou-se as crianças, onde passou a conhecer e aprofundar-se em seus estudos em relação às inteligências nas crianças.

Em 1947 participou de grandes reformas do sistema de ensino conhecido como Langevin– Wallon, conjunto de propostas que é equivalente a nossa Lei De Diretrizes e Bases nele foram escritos que nenhum aluno deve ser reprovado em uma avaliação escolar.

Participou das forças de resistências contra Adolf Hitler, foi perseguido pela política nazista e na segunda guerra ( 1939 – 1975 ).

Em 1948 lançou uma Revista com novas idéias no mundo da Educação e que logo se transformou numa Bíblia para pesquisadores. Wallon foi um dos primeiros a levar para escola, não só o corpo, mas também suas emoções, a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Wallon na sua teoria era contra reprovar o aluno, para Wallon reprovar era sinônimo de expulsar, excluir.

As emoções para Wallon tinham uma papel fundamental em questão de desenvolvimento do aluno, era por meio dela que o aluno manifestava seus sentimentos e se expressavam, que era pouco estimulado no ensino tradicional.

Teoria da Psicogenética:

*Wallon foi um dos responsáveis na teoria psicogenética e integracionista do desenvolvimento, a integração dos conjuntos funcionais; emoções, sentimentos e paixão, o papel da afetividade nos diferentes estágios (VIVER )

Teoria da integração Organismo – Meio

*Estudar a criança nas relações com o meio dinâmico, avaliando o comportamento dinâmico de determinações recíprocas.

Teoria de Motricidade: Entende que a motricidade é a primeira forma de manifestações do ser humano, que são as primeiras manifestações são afetivas.

Teoria da Inteligência: A inteligência é desenvolvida através de saltos, para que eles ocorram é necessário o amadurecimento neurológico e também na influência da cultura.

Wallon ressaltava que para um estudo mais amplo para o conhecimento dos sentimentos, emoções e comportamentos da criança, era necessário explorar outros campos de conhecimento, como neurologia, a psicopatologia, a antropologia e a psicologia, constitui a base conceitual escolhida para referenciar este estudo, porque ao trazer contribuições para compreensão do desenvolvimento dos seres humanos,oferece conceitos e princípios relevantes para o atendimento da totalidade da pessoa e do papel dos professores em sala de aula. O texto contempla primeiramente a teoria psicogenética Walloniana sobre o individuo, relacionando os domínios que o compõe, ressalta numa próxima instância a relação Eu - Outro na formação do individuo e consequentemente, na formação do professor.

Outro aspecto determinante para a escolha desse referencial teórico diz respeito ao fato de que para Wallon, psicologia, não é apenas um campo de aplicação desta ultima o que torna sua teoria adequada a uma proposta que tem como contexto a sala de aula. E uma teoria atual, na medida em que valoriza o individuo, a educação, o professor, a cultura e as relações sociais na formação do aluno, com destaque para a formação de valores morais e coletivas a serem desenvolvidas pela escola.

Relevância da Teoria de Lev S. Vygotsky para psicologia na educação:

Lev S. Vygotsky foi um psicólogo Russo, nasceu em 1896 em Orha na Bielo-Rússia e morreu em 1934.

Descoberto nos meios acadêmicos ocidentais depois de sua morte aos 38 anos. Pensador importante foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

Era um observador na questão cultural ele dava importância porque acreditava que um grupo além da visão sobre a cultura seguia uma linha marxista (materialista) através de olhar claramente percebemos sua visão de como as ideias derivam das condições materiais e ele acreditava nas relações sociais.

Teoria do desenvolvimento: Vygotsky foi um psicólogo que teve sua teoria do desenvolvimento formada em quatro camadas:

• Filogênese – de acordo com Vygotsky cada espécie possui suas características especificas e individuais que definem seus limites e técnicas de aprendizados.

• Ontogênese – afirmava que nossas habilidades próprias que nos diferenciam e nossas características são de grande importância na forma de obtemos conhecimento.

• Sociogênese – Onde os hábitos e o ambiente o qual o individuo esta inserido influenciam diretamente no método de aprendizagem. Onde destaca os fatores importantes a escola e o aluno frequentam, onde nasceu, a religião e outros.

• Microgênese – que é a última camada de acordo com Vygotsky, diz que o individuo possui suas próprias experiências de vida e percepções singulares ao mundo, fazendo com que sua metodologia seja única. Diferentemente das outras camadas, as experiências são únicas e suas.

Teoria da inteligência: Para Vigotski a construção da inteligência ocorre através complementaridades dos aspectos biológicos e sociais. Essa teoria considera que é por meio das suas interações com outros seres humanos que o homem se encontrará, ou seja, a criança interioriza o mundo ao seu redor através do uso de signos e imitações.

Teoria da zona desenvolvimento proximal: À distância em que a criança faz sozinha e o que ela é capaz de fazer com a interversão de um adulto, potencialidade de aprender que não é a mesma, ou seja, a distância entre o nível de desenvolvimento real e potencial, que no caso as interações sociais são centrais estando os dois processos, aprendizado e desenvolvimento, inter-relacionados, assim um conceito que pretenda trabalhar como exemplo a matemática que requer sempre um grau de experiência anterior para a criança.

Citaremos algumas contribuições de Vygotsky para educação:

Ele deixou sua analise que o desenvolvimento e aprendizagem andam juntas e que ocorre uma através da outra, acreditava que não precisava ter um contexto pré-definidos que podem ser adquiridas na escola, extraescolar e pela vivência e assim todas elas vão se interagindo. Através desse pensamento deu a base para interdisciplinaridade da importância de valorizar todos os tipos de conhecimento e articulação da educação escola com a extraescolar, e isso é usado na LDB (Lei de Diretrizes e Base Nacional) e deixa resalto de que o educador deve ser o mediador e não o programador. O professor é o intermediário entre o conhecimento e o aluno, sendo uma ferramenta para auxiliar o aluno a entender, aprender o conhecimento promovendo o incentivo para isso, deixa contexto para ajudar os educadores fazer avaliação na sua postura de linguagens e adaptar a contexto exigido.

A teoria de Vygotsky ZDP contribui para educação onde esta é a distância entre o conhecimento adquirido atonamente e o conhecimento adquirido com ajuda de outros elementos de seus grupos sociais, e a escola deve ser a mediadora destes conhecimentos. Essa teoria mostra a importância de conciliar os conceitos do cotidiano com os científicos, ou seja, o desenvolvimento anda junto com aprendizagem. Vygotsky teve seu valor para evolução do pensamento do educador e teve também o seu valor para elaboração para o nosso LDB (Lei de Diretrizes de Base Nacionais).

Conclusão:

Através deste trabalho, conhecermos as teorias significativas de Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e, Lev S. Vygotsky, onde será de grande importância para exercemos nosso papel de educadores, essas teorias vão nos auxiliar nas aplicações das práticas pedagógicas.

Vamos citar algumas considerações finais:

Sigmund Freud - Para Freud, o processo de aprendizagem da criança passa pelo processo da identificação, a criança passa a imitar o adulto que serve como referência para ela, com isso educadores precisam ter uma postura “exemplar” em sala de aula e os pais em casa. A escola também desenvolve o papel dos pais; no caso da mãe proteção e no caso do pai ordem e restrições, ou seja, a escola deve dar freios aos impulsos da criança como um pai faria e ao mesmo tempo passar um lado afetivo de proteção como uma mãe faria.

Jean Piaget - Também foi importante para compreendermos que no desenvolvimento cognitivo são formadas por etapas e por faixas etárias, e nos faz entender que é preciso ter proposta da educação de forma diferenciada para criança através de cada uma destas fases.

Vygotsky - Através da sua teoria destacou que para o processo do desenvolvimento, é de grande relevância a atuação de outros membros do grupo social para mediação da cultura e o indivíduo.

Foi possível perceber que Piaget e Vygotsky têm muitas diferenças entre eles, mas suas teorias são importantes e dá parâmetros para formação, de um sujeito autônomo, ativo, na estruturação do seu conhecimento.

Com apoio nas teorias Wallonianas é possível que se eduque e conheça as crianças de forma confiável, respeitando as características e a individualidade de cada uma, sempre observando cada estagio, levando em conta principalmente a relação que a criança mantém com as pessoas e a realidade ao seu redor. Concluímos que a teoria do desenvolvimento de Henri Wallon condiz com a realidade e fornece apoio para um ensino eficaz e completo.

Visto que cada um desses pensadores contribuiu e muito com suas teorias para a educação, e nós como professores teremos que ter sabedoria e adaptar para nossa realidade e não ter uma determinada teoria como uma solução pronta, iremos ter que trabalhar com a criatividade e levar para sala de aula aquilo que traga significado para o aluno e para seu aprendizado.

Bibliografia :

<http://educacao.uol.com.br/biografias/sigmund-freud.jhtm>. Acesso em: 18 jul.

2013.

< http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/viewFile/220/192>.

Acesso em: 18 jul. 2013.

<http://geniosmundiais.blogspot.com.br/2006/01/biografia-de-sigmundfreud.html>. Acesso em: 18 jul. 2013.

geridos para pesquisa

<http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/>. Acesso

em: 05 jul 2012.

<http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=004>. Acesso em: 05 jul.

2012.

<http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm>.

Acesso em: 05 jul. 2012.

<http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml>. Acesso em: 18 jul. 2013.

<http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=009>. Acesso em: 18 jul. 2013.

<www.anped.org.br/reunioes/24/T2071149960279.doc>. Acesso em: 18 jul. 2013

<http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/lev-vygotsky-teorico-423354.shtml>. Acesso em: 05 jul 2013.

<http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/3820/desenvolvimento-psicologico-segundo-vygotsky-papel-da-educacao-1>. Acesso em: 05 jul. 2013.

<http://www.vigotski.net/>. Acesso em: 05 jul. 2013

...

Baixar como  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »