TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Educação

Tese: Psicologia da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade no Portfólio

Psicologia da Educação

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Psicologia da educação

São Miguel do Guaporé-RO

Agosto/2013

Escola Momento Histórico Principais represen-

tantes Principais Ideias Contribuições: ciência e/ou Psicologia e/ou Educação

Estruturalismo

*Os objetos teorioco da psicologia são elementos para analisar os processos pisquicos básicos da conciencias, e daí então que ela sai da filosofia e entra no estato de ciência, que forma novas grandes escolasda piscologia nos Estados Unidos como a Estruturalismo. Em 1892, Tichener levou oara Universidade de cornell (EUA) a psicologia estruturalismo. *Titchener *Para Tichener mente e conciencias são realidades semelhantes. Entretanto, a consciencia envolve processos mentais que ocorrem no momento. Já a mente envolve o acumulo total destes processos.

*Os processos da introspecção um sujeito especialmente treinado para alta observação descreve de forma precisa a esperiencias da qual passa. *Nesse tipo de escola, as pesquisas deram rumo para o lado cientifico, para Ttchener o método de introspeccionismo era realizado pelos observadorea treinados de seu laboratório.

Funcionalismo

*1879 - Wundt cria o primeiro laboratório de Psicologia, com sua Psicofísica, Wundt inaugura na prática a idéia de que a Psicologia deveria ser mais que especulações metafísicas: deveria contar com suporte experimental.

*A escola Funcionalista foi a primeira grande escola da piscologia sentante , no inicio do século xlx,originalmente norte- americana. No decorrer de 1930,os estudiosos faziam comparações entre a inteligência humana e a animal, levantando hipóteses, de maneira que, com esse estudo, se deu origem á piscologia comparativa. *Willian James, *Wundt;

*No pragmatismo decorrente dos efeitos da revolução industrial, da produção em massa e do capitalismo, exigido de seus cientistas psicológicas.

*A adaptação do ser humano caminha entre uma adaptação psicológica ao meio ambiente.

*Os funcionalistas questionavam varias perguntas como para que é a consciências? O que é consciência? Dava enfase da mente no seu funcionamento.

*No início era cientifico com as pesquisas deram incio da piscologia, trazendo comparações entre a inteligência humana e a animal, levantando hipóteses de maneira que, com esse estudo se deu origem á piscologia.

Associacionis-

mo

A escola associacionismo teve seu início na Inglaterra com os empiristas britânicos Thorndike *Para eles a aprendizagem também ocorre pela associação das ideias. *Essa escola foi voltada mas para educação, as universidades como a de Columbia.

Behaviorismo *Esta escola pode ser considerada uma versão extrema do associacionismo, focalizando inteiramente a associação entra um estímulo observado e uma resposta abservada.

* Esta teoria teve início em 1913, com um manifesto criado por John B. Watson.

*O Behaviorismo de Skinner, conhecido como Análise Experimental do Comportamento, tem influenciado muitos psicólogos americanos e psicólogos de vários países onde a psicologia americana tem grande penetração, como o próprio Brasil. Skinner faleceu em 1990 e realizava suas pesquisas na universidade americana de Harvard.

*Watson

*B. F. Skinner

* Ivan Pavlov

*O behaviorismo filosófico é uma teoria que se preocupa com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com