TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Música

Por:   •  11/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

      WILLIAN MAXIMILIANO SOARES DE ALMEIDA – RA 8077879

                                   

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

                                                 

                                         

                               

                                 

SANTA CRUS DO SUL

2020

               

WILLIAN MAXIMILIANO SOARES DE ALMEIDA – RA 8077879

                                 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Trabalho do Portfolio da disciplina Psicologia da Educação apresentado no curso de Licenciatura em Música no Centro           Universitário Claretiano      Tutora: Eliane Aparecida Piza Candido

                               

SANTA CRUS DO SUL

2020

POSSIBILIDADES

LIMITAÇÕES

BEHAVIORISMO/

NEOBEHAVIORISMO

Esta teoria esta voltada para o comportamento, observar, e controlar, seria essencial no contexto escolar essa observação comportamental. Com isso o professor poderia moldar o aluno, incentivando a fazer coisas boas, a ter um bom comportamento, punindo por um comportamento errado. Nessa teoria, a repetição teria que ser incentivada, pois com isso nos leva a acertos e aprendizagens, e memorização.

 

As limitações dessa teoria é deixar de lado o individualismo de cada aluno,  pois ele deixa de mostrar sua vontade, sua inteligência, seus pensamentos suas emoções. Focando somente no comportamento.

PSICANÁLISE

A psicanalise pensa mais na forma humana do que técnica, pois entre o aluno e professor há uma ligação afetiva, com isso o aluno terá mais facilidade em aprender, pois será mais participativo e  com isso aprende melhor, a aprendizagem do aluno será de acordo com a ligação que ele tem com o professor.

 Nesta teoria trata-se do professor e do aluno com laços afetivos e no seu inconsciente. Se esse laço entre os dois não forem positivos ficara difícil à aprendizagem, pois se um aluno não tiver um afeto positivo terá dificuldade em aprender e no caso do professor não ter um afeto positivo com aluno não vai conseguir ensinar corretamente.

HUMANISMO

O Humanismo representa uma abordagem que busca a humanização, é centralizar em o aluno ser livre, para poder expressar seus sentimentos, ter uma originalidade, criatividade, e uma inciativa do aluno na busca do conhecimento, e o professor com a responsabilidade de criar um ambiente que estimule o aluno se manter motivado a aprender.

Nessa teoria os métodos teriam pouca importância, e não seria possível junto ao professor desenvolver estratégias.

GESTALT

Nessa abordagem se estuda a percepção, o cérebro funciona com todos os seus elementos ao mesmo tempo, sendo, portanto, dinâmico.

Com isso o aluno teria bem mais facilidade de aprender, pois poderia usar bem melhor sua percepção espacial e visual.

A Gestalt acaba limitando a percepção visual e espacial, deixando de apender por outros caminhos, barrando a criatividade de sim ter uma melhor compreensão do estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com