TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da educação

Por:   •  1/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

TIVIDADE AVALIATIVA

QUESTÕES

l

  1. Vygotsky (1989) preocupou-se com a gênese do psiquismo humano. Ele a explica por meio de quatro planos genéticos: filogênese, sociogênese, ontogênese e microgênese. Explique cada plano, enfatizando a sua importância para a construção do psiquismo humano. (Valor: 0,0 a 1,5)
  2. Resposta: Filogênese: se refere à história da evolução humana, para que possamos entender o ser humano como ele é hoje é preciso entender a história da espécie humana, sua evolução e seu progresso desde o momento em que o homem vivia na época das cavernas até os dias atuais.

Sociogênese: Diz respeito a historia cultural. Para que se possa entender o ser humano enquanto um indivíduo em desenvolvimento é preciso observar como ele está inserido na sociedade, sua cultura, seus costumes e crenças, seus valores familiares, tudo isso faz parte da constituição da criança enquanto sujeito, e tem um efeito no desenvolvimento do psiquismo.

Ontogênese: é o percurso que o indivíduo faz desde seu nascimento até sua morte. Desde o momento que o individuo é concebido até a morte ele passa por muitas mudanças e transformações e seu conhecimento se torna um processo de modificação e adaptação ao meio em que está inserido.

Microgênese: é a história das aprendizagens particulares, se refere ao fato de que cada fenômeno psicológico tem sua própria história, cada ser humano é único e ao mesmo tempo em que ele faz parte de uma sociedade tem aquilo que é próprio dele, como por exemplo, a forma como a criança aprende a caminhar, a falar, ler e escrever envolve um processo e a família deve promover situações para que a criança se desenvolva enquanto ser humano e tenha autonomia.

2. O capítulo 2, que trata sobre o behaviorismo, apresenta conceitos importantes à abordagem comportamentalista: comportamento, resposta, estímulo, aprendizagem por condicionamento clássico e aprendizagem por condicionamento respondente. Explique cada um deles. (Valor: 0,0 a 1,5).

Resposta: Conceito de comportamento: é definido como resposta que o organismo (animal ou humano) dá a qualquer estimulo presente no meio.

Resposta: é definida como toda modificação que ocorre no organismo em decorrência de um determinado estímulo que o individuo recebe.

Estimulo: é toda modificação do meio que pode ser captada pelo organismo mediante os sentidos.

Aprendizagem por condicionamento clássico: consiste em uma aprendizagem onde um organismo aprende a transferir uma resposta natural por meio de um estimulo, para outro estimulo inicialmente neutro, que depois se transformará em condicionado.

Aprendizagem por condicionamento operante: é um processo em que se associa um comportamento às suas consequências e efeitos, ou seja, o individuo adapta suas atitudes e respostas ao estimulo conforme as consequências de seus atos. Isso o leva a fazer uma associação do seu comportamento às suas consequências e efeitos, assim quando as consequências são agradáveis à resposta a esse comportamento aumenta, já quando  é desagradável a resposta diminui.

3. A teoria rogeriana entende a facilitação da aprendizagem como principal objetivo e meta educacional. Quais são as qualidades das atitudes básicas dessa facilitação, na proposta de Rogers? Comente-as. (Valor: 0,0 a 1,5).

Resposta: 1 realidade ou autenticidade por parte do professor, que tem que ser uma pessoa sincera naquilo que ele está fazendo como pessoa e não pode negar-se a si mesmo, a autenticidade tem que ser uma atribuição do professor para que os alunos também sejam sinceros.

2 apreço, aceitação e confiança, o professor tem que confiar na capacidade do seu aluno de aprender, aceitando e confiando a ele a capacidade de aprender por si só.

3 empatia, o professor tem que se colocar no lugar do aluno e o aluno tem que se colocar no lugar do professor, afim de se compreender o que o outro pensa e sente.

4. No capítulo 4, as autoras afirmam as explicações para o fracasso escolar, em cada momento histórico, recaem sobre alguém, ora na criança, ora na família, ora na escola e outras vezes no processor. Por que, enquanto educadores não podemos ter uma visão reducionista sobre o fracasso escolar? (Valor: 0,0 a 1,5).

Resposta: O professor precisa ter uma visão coletiva e não colocar o problema da dificuldade de aprendizagem só no aluno, cabe ao educador observar quais fatores estão contribuindo para essa dificuldade, seja ele dentro da escola como a metodologia utilizada por ele, fatores externas a escola como, por exemplo, fatores sociais e familiares. O professor não pode se isentar da responsabilidade de ensinar, e colocar essa responsabilidade na escola, na sociedade, na família ou nos profissionais da saúde, e sim buscar meios de melhorar a aprendizagem do aluno. É preciso que o educador evite rotulações, estigmas em relação ao aluno, seu foco deve ser investir em intervenções pedagógicas que visem ajudar a criança a superar suas dificuldades de aprendizagem. Não basta simplesmente dizer que o aluno não vai aprender e que a responsabilidade não é dele como educador, é preciso que o professor busque formas prazerosas de ensinar e que ele tente cada vez mais resgatar a autoestima do aluno que apresenta dificuldades.

5. No capítulo 6, Camargo e Costa (2009) afirmam tanto os professores quanto os alunos precisam ter disciplina para que ocorra o processo de ensino-aprendizagem. Tendo por base os apontamentos das autoras que aspectos precisam ser considerados para que o professor seja disciplinado em seu trabalho? (Valor: 0,0 a 2,0).

Resposta: O primeiro aspecto seria que o professor precisa preparar as suas aulas, pois alguns não preparam suas aulas e acabam desconsiderando o conteúdo programático a ser desenvolvido, e isso é percebido pelos alunos que criam em si a ideia de que também não precisam ser disciplinados, portanto é fundamental que o professor demonstre responsabilidade em relação aquilo que ele tem que ensinar.

O segundo aspecto é em relação aos materiais e atividades adequados ao conteúdo, que sejam atualizados, é comum que professores trabalhem com determinados conteúdos e não atualizam os mesmos. Atualmente podemos encontrar livros atualizados, buscar ajuda com a internet, enfim, é possível se atualizar de diversas maneiras, e ter em mente que nem sempre o mesmo material serve para todos os alunos.

O terceiro aspecto diz respeito a questão tempo aula, ou seja, o professor deve adequar o conteúdo ao tempo de sua aula, sem enrolar ou acelerar. O professor deve aproveitar o tempo de sua aula para transmitir o conteúdo de forma adequada resgatando conceitos científicos para que o aluno se aproprie daquilo que é necessário para sua formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com