TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da educação

Por:   •  17/10/2015  •  Dissertação  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Anhanguera Educacional Uniderp

Pedagogia Licenciatura- Psicologia da Educação

Profa. Rosangela Brito de Mattos

Agudos 25/09/2013

Ana Paula Amâncio RA 7930660934

Carlos Eduardo Pereira RA 9978022739

Denise Mara da Silva Franco RA 7932712632

Marcela de Fátima Ferreira RA 7703658768

Priscila Ramos Ernesto RA 7983723259

Introdução

A Psicologia, sendo a ciência que estuda o comportamento humano, exerce papel fundamental no auxílio aos educadores para que estes identifiquem as dificuldades de aprendizagem dos educandos e  trabalhem significativamente na questão do desenvolvimento humano, com vistas a torná-los cidadãos preparados, pró- ativos.

Contribuições para a educação:

Sigmund Freud (1856-1939)

Criador da Psicanálise,  foi responsável por estudar as camadas mais profundas da mente, e persistiu nesses estudos por longa data, a partir desse movimento freudiano, torna claro o surgimento da Psicanálise, que tem por objetivo tratar os principais distúrbios nervosos, essa era a metodologia freudiana, para escavar a fundo a mente e trazer á tona  o que o indivíduo necessitava expor.

Aspectos da teoria de Freud:

  1. Fases do desenvolvimento humano
  • Fase oral: prazer na boca.
  • Fase anal: desejo nas excreções e fezes.
  • Fase fálica: prazer nos órgãos genitais.
  • Período de latência
  • Fase genital
  1. Divisão da mente humana, (aparelho psíquico):Id: impulsos; Ego: nossa consciência; Superego: princípios morais, conduta;
  2. Desenvolvimento Humano: a Psicanálise torna possível contemplar que o ser humano está em constante mudança.

O trabalho de Freud contribuiu de forma intensa para a educação pelo fato de existir essa ligação íntima entre  o ato de educar e o desenvolvimento humano,  a psicanálise tendo como objeto de estudo a mente humana, a maneira como esta se desenvolve, seus processos emocionais e a maneira que ocorre o processo de aprendizagem, torna viável a idéia de não quebrar seu elo com a educação, o que nos remete a afirmação de que sem a Psicanálise seria mais complexo compreender as dificuldades de aprendizagem do indivíduo, uma vez que as divisão do aparelho psíquico, (id, ego e superego), revelam a personalidade, sua maneira de agir, sua capacidade de assimilar determinado assunto.

Jean Piaget (1896-1980)

Desenvolveu a teoria do conhecimento, chamada de epistemologia genética, que enfatiza o desenvolvimento da criança, o que levou-o a dividir o pensamento infantil em fases.

Aspectos da teoria de Jean Piaget:

  1. Desenvolvimento: em sua teoria Piaget, estuda a maneira como a pessoa se desenvolve mentalmente, desde o nascimento até a fase adulta.
  2. Personalidade: são notórias suas afirmações sobre a formação da personalidade do indivíduo, que para ,ele inicia aos 8 anos e vai até os 12 anos de idade.
  3. Assimilação e acomodação: Segundo Piaget, as crianças pensam de forma diferente dos adultos. 

O primeiro consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquemas mentais resistentes. Por        exemplo: a criança que tem a idéia mental de uma ave como animal voador, com penas e asas, ao observar um avestruz vai tentar assimilá-lo a um esquema que não corresponde totalmente ao conhecido. Já a acomodação se refere a modificações dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo. Assim, depois de aprender que um avestruz não voa, a criança vai adaptar seu conceito “geral” de ave para incluir as que não voam.

Exercitar a mente ao receber um determinado assunto, ou seja, trata-se do aluno como receptor, desta forma, sua mente está em constante exercício, o que contribui obviamente com o processo de aprendizagem.

Piaget dividiu o desenvolvimento humano da seguinte maneira:

  • Período sensório-motor: parte do nascimento aos 2 anos de idade, ausência de função semiótica é sua principal característica.
  • Período simbólico: que vai dos 2 aos 4 anos de idade, surgimento da função semiótica, linguagem, imitação.
  • Período intuitivo: vai dos 4 aos 7 anos, conhecida como a fase dos “porquês”.
  • Período operatório concreto: vai dos 7 aos 11 anos, a pessoa já consegue participar de grupos, já tem noção e consegue diferenciar peso de altura, por exemplo.
  • Período operatório abstrato: a partir dos 11 anos, é neste período que a inteligência humana alcança seu alto nível de desenvolvimento.

Para a educação, os estudos de Piaget, contribuem para esse processo de identificação dos conhecimentos que o ser humano adquire ao longo do seu desenvolvimento. È tarefa do educador dispensar estímulos para que o aluno desenvolva sua inteligência e adquira maturidade e preparo para por exemplo, seu senso crítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com