TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e Desenvolvimento do Ciclo de Vida

Projeto de pesquisa: Psicologia e Desenvolvimento do Ciclo de Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

JÉSSICA ROLIM MARTINS

KAROLINA MARTINS TASQUIN

MAILDA ALVES DA SILVA

OBSERVAÇÃO

ASSIS

2014

JÉSSICA ROLIM MARTINS

KAROLINA MARTINS TASQUIN

MAILDA ALVES DA SILVA

OBSERVAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: PSICOLOGIA DO

DESENVOLIMENTO CICLO VITAL

DOCENTE: ELAINE DA SILVA VENCESLAU

ASSIS

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 OBJETIVOS 04

3 JUSTIFICATIVA 05

4 METODOLOGIA 06

4.1 Local 06

4.2 Instrumentos 06

4.3 Sujeitos 06

4.4 Procedimentos 06

5 RESULTADOS 07

6 DISCUSSÃO DOS DADOS 09

7 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

ANEXO 12

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, através da observação de crianças entre seis a doze anos, nos auxiliar no entendimento do conteúdo da matéria Psicologia e Desenvolvimento do Ciclo Vital.

É um trabalho totalmente didático sem o objetivo de fazer qualquer tipo de diagnóstico psicológico final, nem entregar qualquer tipo de relatório para a instituição onde foi realizada a observação. É apenas mais uma maneira de nos proporcionar um melhor entendimento sobre o assunto estudado nessa matéria.

2. OBJETIVOS

Aprender a Técnica de Observação e compará-la com as teorias estudadas. Enxergar na prática as vivências em situações naturais, bem como refletir sobre os estágios de desenvolvimentos presentes na idade em questão.

3. JUSTIFICATIVA

Observando atenciosamente a criança, sempre anotando todos os aspectos detectados e analisando as informações coletadas junto ao conteúdo desenvolvido em sala de aula, o trabalho de observação contribuiu para a apuração da técnica de observação.

4. METODOLOGIA

4.1 Local

Realizou-se em uma escola municipal de educação infantil e fundamental na EMEIF Profª Maria José Silva Valverde de Assis – SP, 3º ano

4.2 Instrumentos

Foi utilizado para a realização do exercício os seguintes instrumentos: a técnica de observação, caderno e caneta.

4.3 Sujeitos

A criança observada é do sexo masculino, com idade de sete anos, pele morena (bronzeada), cabelo curto e castanho ondulado, olhos castanhos, magro.

4.4 Procedimentos

A princípio houve uma conversa com a diretora da escola escolhida, em seguida com a professora e o responsável da criança a ser observada. Foi solicitada a permissão aos pais da criança por meio da assinatura do termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Só após a assinatura foi feita a observação da criança no período do intervalo escolar.

5. RESULTADOS

09:40, horário de intervalo na escola.

Acompanhou a fila da sala até o refeitório da escola. Encontrou um amigo e ajoelhou em um banco que estava ao lado para que pudessem conversar. Correu até o banheiro, lavou as mãos e as secou na bermuda. Correu para a fila do lanche e sentou-se para comer em um lugar onde sentavam apenas meninos. Deu onze mordidas em um pão, sempre utilizando a mão direita. Pediu um pouco de salgadinho a um amigo e comeu o salgadinho em pé, enquanto conversava. Correu para fora do pátio para brincar com mais quatro amigos e decidiram jogar futebol. Chutou a bola fora do alambrado da escola e subiu no mesmo para buscá-la, subiu e desceu com facilidade. Chutou a bola nove vezes, com o pé direito. Caiu duas vezes, levantou-se, limpou a bermuda com as mãos e voltou ao jogo. Não permaneceu no jogo por muito tempo. Parou para subir em uma árvore e foi repreendido por um agente escolar, reclamou enquanto descia da árvore. Sentou-se para descansar. Mexeu com uma menina que passava ao seu lado, tirando sarro de seu cabelo. Convidou alguns amigos para que sentassem com ele. Riram e tiraram sarro da mesma menina por várias vezes. Foram repreendidos pelo agente escolar e voltaram ao jogo de futebol. Após alguns minutos sentiu-se cansado e correu até o bebedouro. Abriu a torneira com a mão esquerda e usou a mão direita em forma de concha para que pudesse levar a água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com