TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e Justiça

Artigo: Psicologia e Justiça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia e Justiça

A psicologia e as praticas judiciárias na construção do ideal de justiça.

Hélio Cardoso de Miranda Junior,

O texto em questão fala sobre a entrada da psicologia no direito, aborda a psicologia nas diferentes áreas no direito, mas destaca-se principalmente na parte do ECA (estatuto da criança e do adolescente) e também na parte dos loucos.

Por fim mostra que o estudo é ainda muito recente e que a psicologia ainda tem muito a oferecer para o direito.

O texto resenhado fala um pouco sobre a entrada da psicologia no direito, define um pouco sobre as diferentes áreas onde a psicologia pode atuar.

O texto resenhado está divido em poucos capítulos e cada um aponta uma área importante no direito na qual a psicologia pode ter forte influência.

Afinal porque a justiça precisa da psicologia? O diagnostico psicológico serve para melhor classificar e controlar os indivíduos. O texto a seguir destaca os menores e loucos como os principais clientes que o direito encaminhou à psicologia.

Na área da família, incluindo aí as crianças abandonadas ou infratoras, o estatuto da criança e do adolescente veio afirmar de forma mais incisiva a necessidade da presença do psicólogo na lida com as questões próprias da área.

Na questão dos adolescentes, estão se tornando sujeitos de direito, questiona-se a responsabilização civil apesar de ainda não possuírem juridicamente, a palavra plena mas é preciso dar a chance de ir alcançando-a.

Na questão das crianças, mostra que para elas terem um bom caráter é necessário o apoio da família desde cedo. O trabalho do psicólogo entre desde a adoção. Em alguns casos, quando os pais não se dispõem a nenhum trabalho de elaboração, um trabalho com crianças consegue fazer efeito. Não podemos esquecer também do problema de abuso sexual de crianças e adolescentes no qual o texto comenta sobre o numero enorme de casos acontecidos.

Por fim, com relação à loucura, o texto comenta que a união

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com