TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e sua conexão com o taylorismo

Tese: Psicologia e sua conexão com o taylorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Tese  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 (Ad1)

Elabore um resumo explicando as origens da Psicologia Organizacional e sua relação com o taylorismo.

Máximo de duas páginas.

Atenção: o resumo deverá ser escrito com suas palavras. Caso deseje fazer alusão a algum texto/artigo/livro ou qualquer outro material, você deverá fazer as devidas citações, tais como nome do autor, ano e página (caso seja uma transcrição). Em caso de plágio a atividade será desconsiderada sem nova chance ao aluno.

A psicologia organizacional surge no final do século XIX motivada pelo grande crescimento industrial, e com isso os empresários viram se necessitados de uma ciência que se relaciona-se diretamente com o operário, para intermediação, para treiná-los, com o objetivo de aumentar a produção.

Na década de 80 Taylor fez uma grande transformação conceito de Psicologia Organizacional, fazendo a ser útil para obter lucros e melhorar o relacionamento entre operário e empresa.

Com a Influência de Taylor se iniciou os métodos para contratação de funcionários e planejamento do trabalho, tendo como objetivo sempre a produção;

• Planejar os métodos de trabalho para aumentar a referência;

• Selecionar os melhores trabalhadores e treina-los para que se adaptem aos novos métodos; e

• Desenvolver um clima de cooperação entre os encarregados e trabalhadores, e estimular a cooperação entre a administração e trabalhadores, criando assim um ambiente melhor de trabalho.

O taylorismo tem como principal regra produzir mais em menos tempo, com a ideia de que haveria uma única e determinada forma de se executar a tarefa.

Até hoje a Psicologia Organizacional se faz muito importante e muito utilizada, os meios de contratação de novos funcionários se baseiam nos métodos de Taylor, treinamentos são feitos para maior aproveitamento no seu trabalho e a Psicologia também faz analises de perfil para assim colocá-los em funções adequadas para melhor produção. Para que assim o trabalhador esteja sempre motivado, ou seja produzindo bem em menor espaço de tempo.

Referência Biográfica

Denise Camargo, Psicologia Organizacional/2009

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com