TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e sua história

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia e sua história. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN

UNIDADE: JOÃO CÂMARA (RN)

LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA

LUIZ GUSTAVO DA SILVA PEREIRA

FRANCISCO DE ASSIS ONOFRE DA SILVA

Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus João Câmara como requisito avaliativo da disciplina de Psicologia da Educação sob a orientação da docente Dra. Giovana Gomes Albino

João Câmara – RN

Dezembro de 2014

RESUMO

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO; Odair; TEIXEIRA; Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13ª ed. SARAIVA

O grande objetivo deste tema é abordar um pequeno debate sobre como a psicologia nasceu e se desenvolveu ao longo do tempo a fim de tentar aumentar a curiosidade do leitor em relação ao tema abordado (A História da psicologia) relatando os obstáculos que enfrentou para se constituir ciência, e que hoje vemos com maior precisão as grandes áreas que tem uma forte ligação com o estudo da alma.

Palavra chave: psicologia e sua história, cristianismo, renascimento, surgimento da psicologia cientificas e seus aspectos.

ABSTRACT

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO; Odair; TEIXEIRA; Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13ª ed. SARAIVA

The main objective of this theme is to address a small debate on how psychology was born and developed over time in order to try to increase the reader's curiosity about the issue addressed (The history psychology) reporting the obstacles faced to be science, in which we now see more clearly the large areas that have a strong connection with the study of the soul.

Keyword: psychology and its history, Christianity, Renaissance, rise of scientific psychology and its aspects.

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica - conceitual sobre a história da psicologia como ciência, tendo como foco principal relatar o seu surgimento e desenvolvimento com o decorrer dos anos, e os grandes obstáculos que enfrentou para se constituir ciência. Em que grandes mentes da época se preocupavam em estudar como funcionava o pensamento do ser humano, em executar suas atividades cotidianas. Segundo: (Bock 2008 pág. 31) afirma: “para compreender a diversidade com o que a psicologia se apresenta hoje, é indispensável recuperar a sua história”. Hoje estudar pelo menos o básico da psicológica é extremamente necessário em diversas disciplinas, principalmente na área de formação a docência (licenciatura) e por meio dessa base histórica irá entender os processos de desenvolvimento social do sujeito evoluindo a sua capacidade cognitiva e ganhando no decorrer do tempo o conhecimento tanto subjetivo (cotidiano) quanto objetivo (escola).

1.0 - PSICOLOGIAS E SUA HISTÓRIA

O povo Grego era considerado uma das mais avançadas civilizações da história, na questão de ter interrogações sobre como são as coisas, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. É daí que surgiu a filosofia, mas o homem queria entender como funciona a sua capacidade intelectual se perguntando: por que pensamos? O que é que mantém o homem vivo? Nessas condições há uma necessidade de criar uma psicologia para entender isso, em que psyché significa (alma) e logia (estudo) construindo a definição “estudo da Alma” com o principal papel de estudar os processos de desenvolvimento intelectual do ser humano, e como se comporta no meio social em que vive. Segundo: (Bock. 2008 pág. 116) aponta: “O desenvolvimento é um processo contínuo e ininterrupto em que os aspectos biológicos, físicos e sociais se influenciam, produzindo indivíduos com um modo de pensar”.

Na Grécia Antiga as riquezas e os territórios conquistados que eram chamados de apoikiai estes impulsionaram as práticas de arquitetura e geometria, e construções de templos como o partenon e entre outras obras, essa proeminência permitiu que os Gregos estudassem o espirito, o que abrira espaço para a filosofia e a arte. E os pensadores mais famosos da época se preocuparam em compreender o espírito como Platão e Aristóteles fazendo os principais questionamentos: (o que é que mantém o homem vivo? E o que faz pensar? Por que demostra sentimentos?) Foi nesse ponto que os filósofos Gregos tiveram a primeira tentativa de criar uma psicologia para conceber isso. Mas na época o estudo da alma ainda não se constituiu ciência, estando assim ligada a filosofia. Platão discípulo de Sócrates deu importância à razão e afirmava que a cabeça podia ser entendida como o lugar onde se encontrava a alma do homem, em que a medula servia como um elo que ligava ambos. Mas Aristóteles insistia que a psyché e o corpo forma uma unidade, e que não podem ser separados, ele tinha atribuído uma teoria que determinava as características da vida, são elas: característica dos vegetais que era alma vegetativa, que ficaria com (alimentação e reprodução), a vida animal como alma sensitiva com (percepção e movimento) e por último a humana que ficaria com a alma (racional).

1.1 SURGIMENTO DO CRISTIANISMO

Com o passar do tempo surge à era do cristianismo que passou a ser uma política dominante por todo o mundo, em que as teorias da psicologia tinham temporariamente um conhecimento religioso até o fim da idade média. Com o império romano que dominava toda a península

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com