TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia juridica

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO JUDICIARIO:

DISPUTA DE GUARDA

Resumo: O presente trabalho visa compreender como é feita a avaliação psicológica em casos de disputa de guarda, através da literatura e entrevistas semi dirigidas. Buscou mostrar como o psicólogo jurídico auxilia na decisão de casos referente à disputa de guarda dos filhos. Os casos que envolvem a disputa dos filhos são conduzidos pela Vara da Infância e da Juventude e da Vara de Família e Sucessões. Na psicologia Judiciária, o profissional psicólogo desempenha a função principal de auxiliar o Juiz, isto é, de assessorar para a tomada de decisões jurídicas, por meio dos estudos psicológicos de casos. Tais estudos implicam a realização de avaliações psicológicas no contexto institucional, envolvendo as pessoas implicadas como partes do processo judicial. Nas disputas de guarda são importantes principalmente, analisar os aspectos psíquicos que envolvem a criança, os requerentes da guarda e o vínculo existente entre eles. Pois no processo de guarda o que realmente importa é o maior interesse da criança e o seu bem estar. A guarda por sua vez é um instituto legal previsto nos artigos 1.583 e seguintes do Código Civil e, nos artigos 33 e seguintes do Estatuto da Criança e do Adolescente. A guarda então é dar a responsabilidade do cumprimento dos direitos e deveres da criança e do adolescente, ao guardião, para que o mesmo venha a proteger e oferecer suprimentos que o menor venha a necessitar para seu desenvolvimento saudável.

Palavras-chave: Disputa de guarda, guarda compartilhada, avaliação psicológica, alienação parental

Os casos que envolvem a disputa de guarda dos filhos são conduzidos pela Vara da Infância e da Juventude e da Vara de Família e Sucessões.

A intervenção do psicólogo em casos jurídicos é avaliada por regras jurídicas e dentro de um contexto institucional em que o objetivo é fornecer auxilio para tomada de decisões das autoridades judicial. Na psicologia Judiciária, o profissional psicólogo desempenha a função principal de auxiliar o Juiz, isto é, de assessorar para a tomada de decisões jurídicas, por meio dos estudos psicológicos de casos. Tais estudos implicam a realização de avaliações psicológicas no contexto institucional, envolvendo as pessoas implicadas como partes do processo judicial

Nas disputas de guarda é importante analisar os aspectos psíquicos que envolvem a criança, os requerentes da guarda e o vínculo existente entre eles, pois no processo de guarda o que realmente importa é o maior interesse da criança e o seu bem estar, devido a isso a importância de investigar todo seu âmbito familiar.

A guarda por sua vez é um instituto legal previsto nos artigos 1.583 e seguintes do Código Civil e, nos artigos 33 e seguintes do Estatuto da Criança e do Adolescente. A guarda então é dar a responsabilidade do cumprimento dos direitos e deveres da criança e do adolescente, ao guardião, para que o mesmo venha a proteger e oferecer suprimentos que o menor venha a necessitar para seu desenvolvimento saudável.

O psicólogo quando atuante em disputa de guarda deve saber identificar as características que possam estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com