TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia na Educação

Projeto de pesquisa: Psicologia na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  7.070 Palavras (29 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 29

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PEDAGOGIA

Psicologia na Educação

Osasco

2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Psicologia na Educação

Professora: Nadine

Osasco

2014

Sumário

1- Introdução...........................................................................4

2- Henri Wallon.......................................................................5

3- Sigmum Frued.....................................................................9

4- Jacques Lacan ....................................................................13

5 – Skinner ...............................................................................17

Introdução

Após análise dos pensadores: Wallon, Frued, Lacan, Piaget, Vigotsky e Skinner pode se perceber que seus estudos tiveram grande relevância para a aplicação da educação. Baseando-se nesses estudos é que apresentaremos as teorias que até hoje ajudam professores e pesquisadores sobre o processamento da inteligência do aprendizado e do conhecimento.

Henri Wallon

Henry Wallon nasceu em 1879 na França, dedicou sua vida ao ser humano, foi médico professor e psicólogo, desenvolveu estudos e temas que contribuíram tanto para a Psicologia quanto a Pedagogia. Criado em uma família humanista, desde sedo mostrou se interessado pelo social e o humano.

Iniciou seus estudos em Filosofia, logo após Medicina e depois para a Pedagogia. Teve uma vida ativa trabalhou como professor de ensino secundário, foi médico do Exército Frances e de Instituições psiquiátricas, aliou se ao Partido Socialista, foi perseguido pela Gestapo e aliou se ao Partido Comunista, apesar de tudo nunca parou sua atividade científica. Era amigo de grandes artistas da época como, Signac, Matisse, e Renoir, ele disse que artistas e cientistas são parentes, tendo necessidade de mais imaginação o cientista do que de costume, pois precisa alterar a realidade para compreender. O artista precisa desconjuntar a realidade para renovar do seu jeito.

Após anos de trabalho como médico e psiquiatra ele confirma seu interesse pela criança desenvolvendo estudos na área, também fez sua tese de doutorado (A criança turbulenta) depois de anos estudando psicologia infantil criou uma revista chamada Enface, focada em pesquisas infantis, isso o levou a considerar a pedagogia de suma importância para a Pedagogia.

Após uma vida dedicada ao ser humano a criança era o seu principal estudo, veio a falecer em 1962 na sua cidade natal.

Para Wallon a compreensão do desenvolvimento infantil ocorre entre a criança e o seu meio de convivência, segundo ele a aprendizagem envolve mais que o cérebro como na teoria aristocrática (séc. III A.C) que visava a memorização e a educação. Concentrando suas teorias e estudos nas fases inicias do desenvolvimento infantil buscando compreender o psiquismo humano. Sua teoria enfatiza a emoção no processo de aprendizagem, a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação de eu como pessoa.

Constituição da Subjetividade e Construção do Conhecimento: o Desenvolvimento infantil

Para Wallon o desenvolvimento infantil não começa com o processo de aquisição de conhecimento, mas sim, com a capacidade de sentir de forma profunda e afetiva.

A afetividade na teoria Walloniana , vai indicar as desordens que acompanham o inicio da vida emocional, e ocorrem entre a criança e o seu meio de convivência , Concentrando suas teorias e estudos nas fases inicias do desenvolvimento infantil, buscando compreender o psiquismo e os sentimentos não expressivos da criança, que posteriormente irão se transformar na emotividade exterior , e assim desenvolvendo a compreensão do sentimento, visando o mundo externo e interno, de acordo com a cultura em que a criança esta inserida, sendo o primeiro a levar não só o cérebro da criança para sala de aula mas também as suas emoções

Emoção

Para Wallon a emoção esta ligada a sobrevivência do recém-nascido, é o primeiro laço emocional entre a criança e o seu meio de convivência, é um processo ligado a vida, pois modifica os batimentos cardíacos, altera a respiração, e mesmo que estas emoções sejam externas, fazem mudanças aparentes nas expressões faciais e na postura, ou seja, o processo orgânico do individuo. Diferente da emoção a afetividade se desenvolve ao decorrer do crescimento, e com isso vai envolvendo varias manifestações de sentimentos que afetam positivamente e negativamente.

Movimento

Para Wallon, além do papel do movimento no mundo físico, refere-se também seu papel fundamental para afetividade e cognição.

O bebê antes de qualquer envolvimento no mundo físico, primeiramente atua sobre o meio que convive. Sensibilizando o adulto com suas expressividade , e assim vai surgindo ao primeiro impacto uma relação afetiva criança-adulto.

A criança vai se desenvolvendo a partir da exploração de seus movimentos e vai se direcionando a uma atividade ideomotora.

Segundo Wallon a motricidade é necessária para o desenvolvimento do seu eu psíquico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com